quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Por Trás da Canção - Por Marcelino Rodriguez

Quem conhece o Leblon, sabe que quando o mar está agitado, as ondas batem com força, fazendo um barulho que parece dividir o tempo do agora com o tempo mitológico. Como se Deuses e sereias nos estivessem chamando da areia.


Cheguei ao Rio tem poucas horas. Após resolver algumas questões, estou indo conhecer pessoalmente meu parceiro Roberto Lempé, para tratarmos da divulgação da nossa música “Paixão”, que parece que já nasceu um Hit. O Parceiro foi um dos integrantes dos Secos e Molhados, um dos conjuntos mais originais da música popular brasileira nos anos setenta, oitenta.
Roberto me disse que meu poema o emocionou, daí resolveu fazer a canção. Fico encabulado pensando que ele vai me perguntar a história de como é isso de “dividirei contigo o ar, senhora”. E mais ainda, me perguntar sobre a senhora.

“ Sabe, parceiro, a senhora disse que estava deprimida. Então, eu quis cuidar dela. Infelizmente, acho que ela prefere morrer queimada a me visitar, e não sente nenhuma vontade de conversar com o poeta que lhe escreveu uns trinta poemas – poeta esse , além do mais, que poderia levá-la à ilha dos anjos. Infelizmente, a senhora da canção não liga pra mim, simplesmente não se importa. Quem sabe não é assim parte da vida e da arte, feita de amores insatisfeitos e senhoras frias?"? 


As ondas do Leblon batem mais forte. O ar frio corta o início da noite. As ondas também, como a canção, parecem dizer “eu não te deixaria só, jamais”. Só que dizem para mim, que atravesso sozinho a rua, com o coração puro e magoado, como a lua minguante que parece com preguiça de brilhar de vez. E as ondas continuam batendo, batendo, eu não te deixaria só: jamais. Eu e o mar somos um.

Marcelino Rodriguez é colunista ocasional do Blog Luiz Domingues 2. Escritor com vasta e consagrada obra, aqui nos traz uma crônica do cotidiano, mas versando pela questão da emoção que a poesia e a música, trabalhando em parceria, podem gerar.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu que agradeço-lhe por abrilhante meu Blog 2 ! E peço desculpas por não ter postado a sua canção em anexo, mas algum problema de configuração do You Tube, impediu-me de realizar tal intento.

      Grande abraço, Marcelino !

      Excluir
  2. Boas noites!!!! Essas musas inspiradoras, senhoras sem nobreza... Cadê a letra da música?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Patrícia !

    Pois é, a ideia era ter colocado o vídeo da música em anexo à crônica do Marcelino, mas infelizmente não consegui carregar tal material do You Tube. Fica a sua ideia para ele trazer o adendo da letra que criou. Grato por ler e comentar !!

    ResponderExcluir