segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 60 - Por Luiz Domingues

O nosso próximo compromisso foi em uma casa tradicional da Rua 13 de maio, no bairro do Bexiga ("Bexiga" é apelido, o bairro chama-se verdadeiramente, Bela Vista), em São Paulo, com longo histórico de ambientação para bandas cover, predominantemente, há pelo menos duas décadas. 

Tratou-se do "The Wall", uma casa que privilegiava em pelo menos 99%, as noitadas com bandas cover e fomento às baladas, ao concorrer palmo a palmo com os seus vizinhos do mesmo quarteirão. 

Mas assim como o Café Aurora e o Café Teatro Piu Piu, vez por outra abria o seu espaço para um artista autoral apresentar-se. Não foi exatamente o caso dessa noite onde Os Kurandeiros apresentar-se-iam, pois as demais bandas escaladas tocariam covers em predominância máxima, mas por conta disso, sob um contraponto, 

Os Kurandeiros programaram-se para tocar um set 100% autoral, visto que nossos pares já haveriam de suprir a noitada com um repertório internacional de clássicos consagrados, a abrirem-nos portanto a primazia da isenção dessa tarefa, e assim, a nos oferecer a oportunidade de realizar um show autoral, inteiramente.

Foi a comemoração do natalício do simpático guitarrista do "Pompeia 72", Gegê Guimarães, e partira dele o convite para a nossa participação. A outra banda em questão, chamada, "Fórmula Rock", também era do rol de amizades do Gegê, e além de ser muito boa, tecnicamente, também dedicava-se ao trabalho cover, predominantemente, mas no decorrer de sua apresentação, apresentou uma composição própria, e claro que eu achei a iniciativa muito salutar. 

A ambientação do Café The Wall, era bastante Rock'n' Roll em essência, e a estrutura para os shows, de boa qualidade, adequada à sua envergadura, com um palco bastante razoável, um PA compatível, backline e uma iluminação digna. Lembrou-me o "Woodstock", uma casa que apresentava estrutura de Café Teatro nos anos oitenta e noventa, e foi bastante concorrido nesse período na noite paulistana.

O "Pompeia 72" abriu a noitada, a desfilar o seu repertório calcado em clássicos do Rock, a predominar o Hard-Rock setentista. Boa banda, com músicos experientes e técnicos, apresentou o mesmo espetáculo que haviam feito em dobradinha conosco, dias antes no Fofinho Rock Bar. 

Depois, veio o "Fórmula Rock", praticamente na mesma predisposição, mas com pequenas nuances diferentes, principalmente na escolha do repertório, a apresentar peças um pouco diferenciadas em relação ao repertório proposto pela banda anterior, e a surpreender até, ao tocar músicas de bandas como o "Free", "Thin Lizzy" e "Ufo", geralmente artistas fora do esquadro de bandas cover mais ortodoxas. E também por haver tocado uma composição própria e boa, com nítida influência setentista.

Da esquerda para a direita: a cantora Paula Mota, a atuar em participação especial no show d'Os Kurandeiros, Luiz Domingues, Carlinhos Machado e Kim Kehl. A caminhar na parte de baixo com câmera na mão, o cinegrafista, Edson Vicentin. Os Kurandeiros no Café The Wall, de São Paulo, 24 de fevereiro de 2017. Foto: Lara Pap
 
Ao final, por conta da casa ter pedido para o primeiro show ter começado após a meia-noite, quando Os Kurandeiros subiram ao palco, já passava das três horas da manhã e o grande grosso do público já havia dispersado, infelizmente. Bem, ninguém é de ferro e por ser madrugada de sexta para sábado, não é todo mundo que aguenta esticar o dia de trabalho a varar de madrugada assim, incólume, apesar de ter sido véspera de Carnaval e aquele clima de euforia desmesurada estivesse no ar. 

A cantora Paula Mota, ex Backing-Vocalista do Made in Brazil, apareceu e subiu ao palco para uma participação surpresa, sempre bem-vinda. 

A despeito desse avançar do horário, demos o nosso recado e o film-maker, Edson Vicentin estava presente e fez uma filmagem básica de nossa atuação. Conhecia o Edson desde 1999, quando este filmou o primeiro show da Patrulha do Espaço com a nossa formação "chronophágica" em ação, e dali em diante, ele filmou vários outros shows da nossa banda, nos anos seguintes. Portanto, que bom ter tido em pleno 2017, uma outra filmagem sua, desta feita com um outro trabalho meu, no caso, com Os Kurandeiros. 

Eis acima a filmagem da apresentação d'Os Kurandeiros no "The Wall", de São Paulo, em 24 de fevereiro de 2017, com cinegrafia de Edson Vicentin

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=fC_570hyWpQ 

Foi assim então, 24 de fevereiro de 2017, no "The Wall" do bairro do Bexiga, São Paulo.

Alguns dias depois, e Os Kurandeiros estavam de novo no simpático palco do Santa Sede Rock Bar, onde tantas vezes apresentamo-nos, desde 2013, com a minha presença na formação e a banda detinha histórico nessa casa desde 2009, aproximadamente. 

Fizemos um show muito bom, ainda sob o embalo do lançamento do EP "Seja Feliz".

Dois flagrantes d'Os Kurandeiros em ação no Santa Sede Rock Bar, na noite de 3 de março de 2017. Primeira foto: Mary Saracene e a segunda, de autoria de Lara Pap

Os nossos próximos passos dar-se-iam em ambientes igualmente familiares para a banda, contudo, apesar dessa espécie de "zona de conforto", proporcionar-nos-iam, novidades interessantes, que eu relatarei a seguir.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário