sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Autobiografia na Música - Kim Kehl & Os Kurandeiros - Capítulo 61 - Por Luiz Domingues

De fato, tínhamos um histórico de apresentações no Espaço Cultural Gambalaia, da cidade de Santo André-SP, desde 2011, assim que eu ingressei na banda. E também foi um fato que simpatizávamos com tal aconchegante espaço, onde sempre era agradável apresentar-se e além disso, mediante a certeza de uma apresentação com boa possibilidade de captarem-se boas fotos e filmagem.

Luiz Domingues com Os Kurandeiros em 12 de março de 2017, no Espaço Cultural Gambalaia de Santo André-SP em clicks de Juja Kehl
 
E essa perspectiva cumpriu-se, certamente, quando ali voltamos em 12 de março de 2017, um domingo e desta feita, sob os auspícios de um lançamento de novo álbum, uma boa novidade para o público de Santo André e de todo o ABC. 

Tudo foi muito bom nessa noite ali no Gambalaia, com uma única exceção e que nada teve a ver com a apresentação em si, tampouco com o espaço. Ocorreu que o palco já estava montado para o soundcheck, ainda no período da tarde, quando eu lembrei-me de buscar um objeto no interior de meu automóvel estacionado próximo ao Gambalaia. 

Peguei o que precisava no interior do automóvel e quando só faltava fechar e trancar a porta do veículo, alguém freou e buzinou com contundência na esquina e nesse momento em que olhei para ver o que ocorria na rua com outrem, distraí-me completamente e nessa fração de segundos em que a porta estava a ser fechada com certa força, eu não tirei minha mão direita rápido o suficiente e prensei-a com bastante truculência, a causar-me dor intensa e um hematoma instantâneo. 

Naquela fração de segundos, imaginei que havia quebrado o dedão da mão direita, o maior prejudicado pelo acidente, mas logo a seguir, percebi que não ocorreu uma fratura propriamente dita, mas o inchaço foi enorme e a respectiva unha ficou inteiramente roxa, obviamente causada pelo fluxo sanguíneo de uma pequena hemorragia interna.

Mais flagrantes d'Os Kurandeiros em ação no Espaço Cultural Gambalaia de Santo André-SP, no dia 12 de março de 2017. Clicks de Cristina Piratininga Jatobá

Mesmo a doer muito e a preocupar-me em relação ao show que ocorreria cerca de uma hora e meia depois disso, eu não pude deixar de recordar-me de que o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, passara por fenômeno semelhante por volta de 1976, quando prensara a mão acidentalmente em uma cabine de trem, em algum lugar da Europa, Suíça ou Alemanha, não recordo-me ao certo. 

Bem, no meu caso, a dor, inchaço e coloração assustadora da minha unha preocupou-me, mas em nenhum momento eu cogitei cancelar o espetáculo por conta desse acidente e por sua consequência desagradável. Tanto foi assim, que nem comuniquei de imediato aos colegas o ocorrido e só depois contei-lhes o fato, com o show consumado e sem nenhum prejuízo à minha performance pessoal e muito menos com possibilidade de prejudicar a banda.

Luiz Domingues em destaque nas fotos 1 e 3 e a banda em panorâmica na foto 2. Os Kurandeiros no Espaço Cultural Gambalaia, de Santo André-SP, no dia 12 de março de 2017. Clicks, acervo e cortesia de Regina de Fátima Galassi

Antes mesmo do show iniciar-se, três pessoas que vieram assisti-lo, surgiram nos bastidores e foi muito agradável revê-los. Um foi José André, o responsável pelo excelente Site, "Nave dos Deuses", que trata-se de um dos maiores baluartes de apoio ao Rock Brasileiro, tendo um trabalho impecável em termos de organização, acervo impressionante de discos e informação sobre artistas de todos os tempos, incluso suporte irrestrito para artistas novos. 

Grande conhecedor da matéria e um entusiasta sem reservas do Rock nacional, José André conversou comigo por bastante tempo, ao colocar-me a par das últimas novidades de seu Site, e ali falou detidamente sobre o último álbum do "Klatu" que impressionara-o fortemente. 

Como o leitor de minha autobiografia já sabe bem, o Klatu é a banda de meu ex-aluno e hoje amigo, Alexandre Peres "Leco" Rodrigues, e eu já havia publicado tempos atrás uma resenha a abordar a banda e os seus primeiros dois discos, em meu Blog 1. 

Questão de poucos dias depois, o próprio Alexandre abordou-me e entregou-me o CD desse novo trabalho e logo a seguir, também impressionei-me positivamente com a obra, assim como o José André alertara-me e também elaborei uma resenha dele, em meu Blog 1. 

Foto do José André, mostrando Os Kurandeiros no palco do Espaço Cultural Gambalaia de Santo André-SP, em 12 de março de 2017

O segundo amigo que apareceu nos bastidores do pré-show, foi José Roberto Agatão, um rapaz que eu conhecera nos tempos da Patrulha do Espaço, através do Rolando Castello Junior. Fã da Patrulha do Espaço, Agatão acompanhou diversos shows da nossa banda na ocasião de nossa formação "Chronophágica" e sempre foi um amigo solícito, pronto a apoiar. 

Nesse momento a morar na região do ABC, ali apareceu para prestigiar Os Kurandeiros e foi muito agradável ter a sua presença e entusiasmo, grande Rocker que ele é.

No pós-show, da esquerda para a direita: Kim Kehl, o amigo José Roberto Agatão e Luiz Domingues. Foto clicada por Regina de Fátima Galassi e acervo de José Roberto Agatão

E o terceiro amigo que surgiu no show, foi o excelente guitarrista, Marcos Mamuth. Também morador do ABC, ficou bem facilitada a sua visita, ainda bem. 

Mamuth contou-me sobre a seriedade dos problemas de saúde que teve, logo a seguir do problema que eu enfrentei. Ele também passara por cirurgias perigosas e teve longo tempo de recuperação pós-cirúrgica. Que bom vê-lo ali recuperado e com a vida quase normalizada e só quem passou por sufoco semelhante, sabe o quanto é demorada a plena recuperação e o quanto comemora-se cada pequeno avanço nesse sentido.

No pós show com o grande Marcos Mamuth que prestigiou-nos. Da esquerda para a direita: Carlinhos Machado, o guitarrista Marcos Mamuth, Kim Kehl e Luiz Domingues. Click de Regina de Fátima Galassi. Acervo e cortesia de Marcos Mamuth 

"Eu Vi um Anjo" (Kim Kehl) - um pequeno trecho com a perspectiva da câmera acoplada ao baixo de Luiz Domingues. Filmagem e produção de Juja Kehl. Os Kurandeiros no Espaço Cultural Gambalaia de Santo André-SP, em 12 de março de 2017

Sobre o show, foi excelente e com uma boa nova. O irmão mais novo do Kim, Juja Kehl, que é um experiente Road Manager a serviço de artistas mega populares do mainstream da música, é também fotógrafo e film-maker. 

Juja, quando não está na estrada, literalmente, a cuidar da logística de turnês monstruosas de artistas desse porte, gosta de fazer fotos e filmagens temáticas e de fato, ficou muito bom nisso, e apesar de ser aparentemente um "hobby", leva tal tarefa a sério e mais que isso, é bastante procurado por uma clientela que deseja os seus serviços marcados pelo bom gosto. 

Como por exemplo, ele desenvolve ensaios com garotas estilizadas na temática das "Pin Ups Girls" ao sabor da moda dos anos 1940 & 1950, a compor álbuns em que nada devem aos profissionais norte-americanos especialistas no assunto. 

E assim, sob uma rara brecha de de sua agenda, Juja prontificou-se a estar conosco no Espaço Cultural Gambalaia e fotografar e filmar-nos. E além disso, uma fotógrafa também conhecida no métier do Rock paulistano, também esteve presente e brindou-nos com seus clicks de muito bom gosto, no caso, a simpática, Cristina Piratininga Jatobá.

Os Kurandeiros em ação no Espaço Cultural Gambalaia de Santo André / SP, em 12 de março de 2017. Clicks de Cristina Piratininga Jatobá
"Faz Frio" (Kim Kehl) - na mesma perspectiva do vídeo de "Eu Vi um Anjo", mas desta feita com a câmera acoplada à guitarra de Kim Kehl. Filmagem e produção de Juja Kehl. Os Kurandeiros no Espaço Cultural Gambalaia de Santo André-SP, em 12 de março de 2017 

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=FwinyJf9Zbk 

Trecho de "O Filho do Vodu", com ênfase no baixo de Luiz Domingues. Filmagem e produção de Juja Kehl. Os Kurandeiros no Espaço Cultural Gambalaia de Santo André-SP, em 12 de março de 2017

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=oK0oXJmO5OU 

Trecho de um solo "Blues-Rock" com ênfase na guitarra de Kim Kehl. Filmagem e produção de Juja Kehl. Os Kurandeiros no Espaço Cultural Gambalaia de Santo André-SP, em 12 de março de 2017

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=0UtplywuGZY 

"A Noite Inteira" (trecho), sob a perspectiva do baterista Carlinhos Machado em ação. Filmagem e produção de Juja Kehl. Os Kurandeiros no Espaço Cultural Gambalaia de Santo André-SP, em 12 de março de 2017
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=xOnX-rlJFAU 

Portanto, dedão arruinado e a latejar a parte (e nesse dia eu estava com dor de dente, também, portanto, como dizia o nosso querido Dr. John: -"such a night!"), foi muito divertido fazer o show e ter lançado o nosso novo EP na sempre acolhedora cidade de Santo André-SP, uma urbe Rocker, por natureza.
Foto posada do pós show, para servir como peça de promoção em 2017. Click de Juja Kehl, no Espaço Cultural Gambalaia, de Santo André-SP, em 12 de março de 2017. Os Kurandeiros, da esquerda para a direita: Kim Kehl, Carlinhos Machado & Luiz Domingues 

Depois disso, recebemos o convite do tecladista, Alexandre Rioli, para uma nova investida em sua casa, o Magnólia Villa Bar, onde Os Kurandeiros construiram uma história bem longa anteriormente e mais do que isso, havíamos sido uma banda com dupla identidade por dois anos e meio, praticamente, como "Magnólia Blues Band". 

Portanto, se houve uma casa onde Os Kurandeiros sentiam-se  inteiramente familiarizados, sem dúvida que a simpática casa do bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo, foi praticamente o nosso QG. Mais que uma apresentação a mais, Alexandre convidara-nos a participar de um chat-show ligado a uma webradio que gravaria uma entrevista no dia e o show, quase na íntegra, além de execução de nossas músicas, mediante áudio dos CD's da banda.

"A Galera do Rock" no Magólia Villa Bar, em transmissão da webradio, Planet Music Brasil" - 24 de março de 2017

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=mw-FRF0bcOE
"7 Anos" no Magnólia Villa Bar, em transmissão da webradio, Planet Music Brasil - 24 de março de 2017

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=OdqWOHbK1p4
 
E assim foi na noite de 24 de março de 2017, quando concedemos entrevista ao simpático Altevir, responsável pela webradio, Planet Music Brasil. Foi uma entrevista muito descontraída, muito pela condução agradável de Altevir, que nos deixou bem a vontade e onde falamos do trabalho d'Os Kurandeiros, passado/presente & perspectivas de futuro, e quando sobrou até espaço para falarmos de trabalhos pregressos de cada um dos membros. 
Confraternização com amigos da banda, no Magnólia Villa Bar, na noite de 24 de março de 2017. da esquerda para a direita: Carlinhos Machado, Kim Kehl, Victoria Furlani (nora de Regina de Fátima Galassi); Luiz Domingues e a amiga, Regina. Click de Lara Pap 

Desse ponto em diante, tivemos mais uma série de shows em casas noturnas paulistanas, incluso algumas em que nunca havíamos tocado anteriormente e que gerou histórias inusitadas, que contarei a seguir.

Continua...

2 comentários:

  1. Quantas histórias, não é, amigo??? Ficam as recordações dos bons momentos, e de outras situações não tão favoráveis assim, mas nem por isso deixam de ser inesquecíveis... Parabéns a você e aos seus amigos, pela brilhante carreira.... Ainda não tive oportunidade de ver uma apresentação da banda, ao vivo, mas acompanho pelas suas postagens e pelos vídeos ,da internet..A paixão pela música é visível, vocês não conseguem esconder.RS Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga Tânia !

      Mas que prazer em receber sua visita neste meu Blog 2, fiquei feliz por isso. Sobre as suas observações, exatamente, como relato autobiográfico, meu dever é retratar os fatos sob o ponto de vista histórico, não omitindo também os aspectos negativos da trajetória, sem mascarar as coisas. Mas como sou otimista por natureza, mesmo ante adversidades tendo a minimizá-las e indo além, tentar enxergar algo de positivo, buscando lições e de fato, sempre aprendemos também com o revés. Estou contente por saber que acompanha os relatos, e postagens com fotos e vídeos, mas um dia terei a oportunidade de vê-la pessoalmente numa apresentação. E de preferência aí no Rio, onde gostaríamos bastante de tocar.

      Beijos !!

      Excluir