domingo, 12 de março de 2017

Iniciação - Por Telma Jábali Barretto

Palavra simples e interessante que vem, como outras, adquirindo popularidade num contexto mais amplo do mundo atual !
Anteriormente vinha carregada de uma certa pompa dos processos secretos em locais também secretos de suas reuniões...hoje, aqui e acolá, são oferecidas iniciações de todo tipo, com ou sem cerimônia, com ou sem comprometimento que também era marca de tempos outros...de quem transmite ou quem recebe !
Num sentido bem básico tem seu significado bastante claro e objetivo: começo, início, aprendizado, abertura para um conhecimento! E esse seria um alvorecer,  clarão que deve ou deveria marcar tal fato,  tendo envolvido uma predisposição para acolhimento, espaço propiciado, solo ou terreno arado como quem traz condições cavando, criando lugar para que a semente, raiz ali colocada encontrasse abertura, nutrientes, num acondicionamento necessário para que esse começo soltasse seus brotos, desenvolvendo e finalmente florescesse e frutificasse, mas... nem sempre agora  são assim. Outras urgências, talvez bem mais básicas, subsistência mesmo...estão aí fazendo muitas iniciações !
Sim, estão, a todo momento, acontecendo e não mais com os mesmos preparativos e nem mais tamanha importância surreal, resolvendo de forma mais prática, as solicitações desse mundo e aqui fica a pergunta que não quer calar: será porque somos agora bilhões de seres, será porque vivemos numa velocidade muito, muito maior que antes, será porque tudo, tudo mesmo deixou de ser ‘secreto’...etc, etc...

Pensamos que um pouco de tudo aí tenha seu eco na verdade dos fatos aqui. É certo que aquilo dos ‘secretos’ não mais é e vem daí um sentimento que antes o tratado como oculto ou para poucos ?!...lá ou já, sua ‘revelação’ se fez, criando outras e tantas elucubrações, ficando especialmente uma: se no passado tais mistérios eram, por si, motivadores das tais iniciações, talvez nesse momento não estejamos mais naqueles inícios, dos aprendizados reveladores, e, simplesmente num outro estágio evolutivo onde mais importa não o conhecer (já conhecemos...?!...ainda que não como com a experiência que faz a diferença!), desafiando-nos ao exercício do sabendo o que fazer com tal aprendizado, que provável mereça ser agora, sim, apreendido, vivenciado e devidamente degustado, validado, assimilado e, aí sim !!!, imprimir e carregar consigo a marca de uma verdadeira iniciação produtora de metamorfose, transmutação, autorização como tal !
Vivemos numa humanidade onde abundam informações, borbulha conhecimento chegando a proporções de altos decibéis a ecoar sem trégua, quase limite de congestão ?!...e, de novo e mais uma vez, perguntamos: se não for para propiciar ‘felicidade’, busca de todos nós, cada qual desses bilhões de seres que somos, entendendo-a à sua própria maneira, para que tais iniciações teriam sido trazidas?!...
Tiradas do campo do oculto, imaterial e subjetivo, se não e tão somente para promover a satisfação, muito além da curiosidade, energia também propulsora do crescer, e que, por si só, não se sustenta por muito tempo, mas...trazer para atitude nova que, aí, claro, faria sim sua participação real e revolucionária: quebra de paradigma proporcionadora de diferente formato de trajetória, além mesmice, dentro da mesma VIDA, essa mesma que a nada desperdiça, no campo do bem e do mal relativos, porque tudo é mesmo necessário, provocasse o restauro de dentro para fora, indivíduos e sociedade, em seus variados estágios, não cansa de propor, convidar e estimular...em Seu alento eterno e inexorável fôlego, nunca desistindo de nós, resistindo e insistindo a cada etapa do desenvolvimento humano, fazendo-Se presente em Sua abundante e paciente manutenção, nos incitando, acolhendo, cuidando  e protegendo para que a cada despertar haja deslumbramento suficiente para aquele tipo de avidez e encanto nos mantenha andando, buscando, em marcha !!! Jaya !!!


Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga, além de consultora para harmonização de ambientes e instrutor de Suddha Raja Yoga.

Nesta crônica, alerta-nos sobre o significado oculto de uma iniciação, que é na verdade, uma tomada de posição de nossa parte, perante nossos desafios e compromissos de vida.

4 comentários:

  1. Como sempre, Telma, um ótimo artigo.
    Lupércio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Lupércio por sua leitura e comentário incentivador!
      Abraço aí e na mas tê!

      Excluir
  2. Telma, A rapidez com que são tratados os assuntos nos tempos atuais, acho que somos levados a ver só a superficie e nos damos como satisfeitos e passamos para outro, sem degustar, tirar a essência de cada proceder, pergunto, chegará o dia em que pararemos para sentir melhor, saborear, e aprofundar nas iniciações e descobertas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano...nosso pensar é que se assim estamos sentindo e isso não nos deixa confortáveis, satisfeitos, nós é quem temos que atentar e dar a velocidade onde possamos realmente absorver e digerir, construindo esse tempo onde valorizamos mais e melhor, tirando e dando mais sentido a tudo, todos! E que haja olho atento, discernimento para boas escolhas e, por certo, a vida terá mais significado naquilo que fazemos e naqueles que tocamos!
      Valeu sua colocação!!! Sempre na mas tê!

      Excluir