sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Entre Luzes e Sombras - Por Telma Jábali Barretto


Todos nós já passamos por situações de algum constrangimento, dificuldade, assim como todos conhecemos, lembramos de momentos vividos de luzes e satisfação. Queremos aqui recordar algumas dessas situações onde um tom mais intenso, perto do traumático, como também, do outro lado, do aplauso e sucesso. Grandes são os impactos deixados na alma, que repercutem, desdobram, ecoam que dependerão de como serão digeridos...


Se com maturidade ou consciência atenta, a impermanência experimentada na existência no próprio processo da personalidade que vestimos, com mais serenidade transporemos um problema, tanto quanto um momento de sucesso será absorvido e assimilado dentro de um tipo de contexto em que, também tal ganho, possa ser recebido como parte integrante, resultante de investimento e natural conquista. Sendo assim e quando assim, não é possível e nem passível que permaneçamos nem no desafio quando dolorido e menos ainda na chegada festiva a um bom desfecho.

Fato é que nem sempre funcionamos nesse tempo, com equilíbrio, equanimidade ou harmonia. Alguns de nós temos uma natural propensão de nos fixarmos no difícil que conhecemos, atrás, e amarrar a medos que, continuamente, inventam e fantasiam fantasmas ameaçadores para todo lado e, assombrados, vão pela vida esgueirando-se...Outros, fixados nos coloridos e brilhos, detém-se na expectativa de novo e mais glorioso palco, luzes e neon... Como negar se motivos e porquês existiram?!... Memórias assim os trouxeram aqui, mas... a vida acontece no ‘agora’! E é aí que devemos saborear cada oportunidade trazida ou buscada. 
Passado é sempre referência, e que bom se for de aprendizado, seja no ganho ou na perda... Não podemos é permanecer da glória vivida ou dor ‘masocamente’ alimentada, como fixar em uma antiga e melhor nota da classe, uma bronca inesquecível, baile de debutante, feito maravilhoso, sacada original, fala inoportuna ou aquele ‘mico’ que nos avermelha até hoje ou, ainda melhor, que agora, na distância do tempo nos traz do sorrir a uma sonora gargalhada diante de nós mesmos?!...Passamos pelos fatos, oportunidades, e impessoalizar experiências, costuma tranquilizar a alma, num sentimento de acolhimento, gratidão e criamos o necessário aprendizado de a tudo viver valorizando e porque não...?!...trazermos para um agora mais rico, significativo conscientes de que podemos ter, do presente, aquilo que melhor podemos ali ser, também conscientes que sejam quais forem as vivências, gostosas ou ameaçadoras, terão sua duração, que ali, no seu tempo, melhor absorvidas sendo, enriquecerão a trajetória!


Assim sendo, que não nos aprisione qualquer passado, iluminado ou sombrio, ao contrário, nos impulsionem a cada hoje, agora, minuto degustado encantando, convidativamente, ao futuro que assim construiremos ! Vivamos o agora...sejamos hoje !!! 



Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira civil, é também uma experiente astróloga; consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga. Nesta crônica, fala-nos sobre o desprendimento em relação ao passado, seja por boas ou más lembranças, mas acima de tudo propondo que vivamos o presente com a máxima intensidade.

9 comentários:

  1. Como sempre, fico de boca e mente aberta ao ler as crônicas de Telma, como suas palavras são certeiras e claras para o entendimento de cada assunto que ela expõe,simplesmente o máximo, Viva e Viva bem o Hoje !!!

    ResponderExcluir
  2. sim, com certeza, sempre muito bem empregadas suas palavras e demasiadamente oportunas. Aguardamos seu livro, Telma.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão Regina e M.Eli pelos incentivadores comentários.
    Muito bom saber que tocamos pessoas. Quando escrevemos e dividimos o que falamos a ideia é mesmo promover introspecção, provocando reflexão.
    Valeu meninas. Na mas tê!

    ResponderExcluir
  4. Telma, ler seus escritos é sempre um fator de encanto. Você traz sempre qualidade. Somos imperfeitos e estamos a caminho, sem duvida o passado nos marca, mas não estacionemos nele o presente é o que importa, vivamos com alegria e atentos aos segundos, não podemos gastá-los em vão. Abraço. Adriano.

    ResponderExcluir
  5. Como não valorizar o presente se é tudo que de fato temos...
    O passado já fez suas marcas...que sejam cada vez melhores se vivermos melhor e mais atentos no aqui e agora!
    Abraço grande e gratidão pelas palavras!!! na mas tê!

    ResponderExcluir
  6. Nem passado, nem futuro... somente o hoje, o agora, o Presente. É um Presente e é tudo que podemos desfrutar. Ótimo seus escritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo comentário e apoio aos nossos pensares!
      Sim...que valorizemos mais o agora, presente!
      Abraço ai

      Excluir
    2. Gratidão pelo comentário e apoio aos nossos pensares!
      Sim...que valorizemos mais o agora, presente!
      Abraço ai

      Excluir
    3. Gratidão pelo comentário e apoio aos nossos pensares!
      Sim...que valorizemos mais o agora, presente!
      Abraço ai

      Excluir