sábado, 20 de fevereiro de 2016

Autobiografia na Música - Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada - Capítulo 39 - Por Luiz Domingues

Passado o show de lançamento do livro: "Relatos da Existência Caótica", em outubro de 2015, houveram perspectivas para shows fixos, como temporada, no próprio, Delirium Café, além de consultas para shows em outras casas noturnas e teatros. 

Todavia, com a virada do ano de 2015 para 2016, nós tivemos uma má notícia que culminou a repercutir em nossa banda, quando soubemos que o casal Ciro & Isabela, separou-se, e assim, inviabilizou-se a presença da Isabela como cantora da nossa banda, doravante.  

Claro que não vou comentar absolutamente nada sobre questões pessoais do casal aqui, e nem em reservadamente eu o faria com ninguém, mas cabe registrar que lastimei a situação pelos dois, como casal e individualmente, e claro que também pelo prejuízo à banda, com a perda da Isabela, que provou-nos o seu valor como cantora/performer e compositora.

Doravante, nós teríamos que prosseguir sem ela, e foi o que fizemos.

Ciro Pessoa no show d'Os Kurandeiros no Santa Sede Rock Bar, em 15 de janeiro de 2016 

Entre janeiro e fevereiro, o Ciro compareceu a vários shows d'Os Kurandeiros, e do Magnólia Blues Band, onde fez aparições a cantar conosco.

Foi uma espécie de preparação, pois em fevereiro ele anunciou-nos ter fechado um show novamente no Delirium Café, e assim, fizemos dois ensaios acústicos na sua residência, e um elétrico na semana do show. A ideia foi estabelecer uma mudança no set list base do show e músicas que não tocávamos há tempos, foram reincorporadas ao repertório. 

Ciro também convidou o baterista do Ultraje a Rigor, o Marco "Bacalhau" Aurélio, para tocar uma música conosco, como convidado especial.

Eis acima uma cópia do filme "La Follie Du Docteur Tube", de Abel Gance

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=fN4he9MJ38A

Ciro deu a ideia de usarmos imagens de filmes surrealistas e dadaístas como projeção de fundo e de minha parte, eis que eu lembrei-me que havia enviado aos "Nudes" ainda em 2014, a ideia de usarmos um curta metragem de 1915, denominado: "La Follie Du Docteur Tube", do cineasta francês, Abel Gance, para um futuro promo da banda, visto que tal material caíra em domínio público, com os noventa e nove anos completados de seu lançamento.

A se tratar de um filme louquíssimo, absolutamente psicodélico, com lisergia incrivelmente futurista para os padrões de 1915, ele cairia como uma luva para ser um eventual promo de uma música dos Nudes. Portanto, assim que ventilou-se a ideia da projeção, eu lembrei-lhes desse curta-metragem, e de pronto eles aceitaram a sugestão.

O Kim fez uma edição também a misturar com trechos de alguns filmes desse teor ("Un Chien Andaluz", de Buñuel & Dali, naturalmente incluso), e haveria de ser um atrativo a mais para o show.

Usamos esse fato no release do show e a divulgação foi incrível, ao fazer-me lembrar do padrão de trabalhos de divulgação em que participei em bandas anteriores onde atuei, ao se considerar o período pré-internet, com apoio da mídia mainstream tradicional, notadamente a impressa escrita.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/02/1740461-ciro-pessoa-usa-cenas-surrealistas-de-bunel-em-show-gratuito-em-sp.shtml

Matéria publicada na Folha de São Paulo em seu caderno "Ilustrada", no dia do show

Nesses termos, até matéria na Folha de São Paulo nós conseguimos e com destaque para o fato de que o show teria esse apoio de imagens sensacionais a evocar o surrealismo, a psicodelia e o dadaísmo. 

A convalescer ainda e nesse ponto a ter sintomas desagradáveis decorrentes de uma hérnia abdominal decorrente das cirurgias que eu realizara em 2015, o fato foi que no dia do show, eu não estava muito bem.
O Nudes em ação no Café Delirium. Foto: Lara Pap

Mas com o apoio dos amigos que não me deixaram fazer nada e de fato eu não podia nem pensar em fazer esforços desmedidos, até um pouco antes do show estava a me sentir desconfortável pelo esforço vespertino em ter tido que dirigir etc. e tal.  Mas deu tudo certo na hora do show.
                              Fotos: Jani Santana Morales 

Muitos amigos prestigiaram o evento e a casa lotou. Nem todo mundo ali estava pelo show, a casa detinha o seu público habitue e baseado na jovem burguesia paulistana, é bem verdade.

O "Bacalhau" apareceu bem antes do show começar, com a sua namorada, e nós travamos uma animada conversa sobre vários assuntos, incluso a minha exótica contribuição vocal na gravação de uma música de sua ex-banda, "Little Quail and the Mad Birds", em 1993, por conta da gravação do LP coletânea, "A Vez do Brasil" da gravadora Eldorado, onde eu também participei com a minha então banda: Pitbulls on Crack. Essa história está contada em detalhes no capítulo do Pitbulls on Crack, no ponto em que analiso os fatos decorrentes dessa cronologia citada.  
"Bacalhau" a tocar bateria e Carlinhos Machado na frente a fazer backing vocals com o Ciro. Foto: Jani Santana Morales

Tanto ele, 'Bacalhau", quanto sua namorada, foram extremamente simpáticos, e eu apreciei conversar com ambos naqueles momentos pré-show.

Mas havia muita gente atraída pelo trabalho do Ciro & Nudes, sim, e foi um belo show, com muita energia e uma performance muito inspirada da parte do Ciro, que usou e abusou da loucura em seus trejeitos e improvisos.

                                      Fotos: Kico Stone 

Apesar das dificuldades de se tocar com um PA, inadequado para o tamanho da casa, e ainda por cima só possível graças aos esforços do Kim Kehl, que foram extraordinários em providenciar transportar o backline e o seu PA particular para suprir o show, visto que a casa não apresentara equipamento algum para dar suporte aos artistas que ali se apresentavam. 

Pelo fato de ter siso publicada uma matéria grande na Folha do São Paulo, muitos fotógrafos e filmmakers apareceram e eu cheguei a surpreender-me pela quantidade de profissionais a fotografar e filmar, mais usual em shows realizados em teatros, e não em casas noturnas.

"Biscoitos e Mariposas" com Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada no Delirium café em 18 de fevereiro de 2016. Filmagem de Lara Pap

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=JS223cizVoA

"As Formigas estão vendo tudo", com Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada em 18 de fevereiro de 2016, no Delirium Café. Filmagem de Kico Stone.
Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=COHdYt74l-c 


Tivemos muitas propostas para shows, aparições na TV, entrevistas e outros agitos, incluso a gravação de um novo álbum, que ocorreram dali em diante, ao animarmo-nos sobre as perspectivas que o trabalho poderia alcançar doravante.

Fechados como um quarteto, fomos dali em diante: Athos, Porthos, Aramis & D'Artagnan, embora a possibilidade de incorporar um tecladista tivesse entrado na lista de medidas futuras.  
"Vertigem & Colapso" com Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada no Delirium Café, em 18 de fevereiro de 2016, Filmagem de Kico Stone

Eis o Link para assistir no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=Q6miM3rZNgE  
                                      Foto: Kico Stone
 
  Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário