quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Autobiografia na Música - Ciro Pessoa & Nu Descendo a Escada - Capítulo 36 - Por Luiz Domingues

Tivemos uma animação muito grande após o show no Teatro Parlapatões, esperando dias ótimos para os "Nudes".

Com músicas novas a surgirem em parceria direta conosco, a entrada do Carlinhos Machado na formação oficial da banda, a boa participação da Isabela Johansen na banda, com boa voz, ideias, composições e ótima presença de palco, foram enfim, bons indícios que nos credenciar a pensar que boas novas chegariam. 

No entanto, houveram fatores alheios à nossa vontade para minar tais boas perspectivas que foram enxergadas somente pelo prisma artístico.

Uma questão e não pode ser computada como um problema propriamente dito, mas foi uma realidade, deu-se no sentido de que o casal Ciro & Isa estava com a responsabilidade de cuidar de uma filha recém-nascida e claro, apesar de contarem com apoio de vovós e outros familiares, demandava cuidados básicos e limitação para assumir compromissos, cumprir horários etc. 

O outro ponto foi que o Ciro houvera se engajado de corpo e alma em manifestações públicas de repúdio ao governo federal de então.

Ao ir além e por usar de seu prestígio artístico, ele realizou diversos "hangouts" a debater com o Lobão, um outro artista que engajara-se na mesma causa e com outros pensadores, a angariar simpatia e antipatia, conforme o sabor de cada torcida uniformizada nessa discussão. Não entrarei no mérito de explicitar isso em questão, no entanto, o que cabe dizer aqui é que o foco dele foi desviado bastante e aquele "momentum" bom que se desenhara à nossa frente, foi a diluir-se por conta dessa militância (e não falo isso em tom de crítica pessoal, mas apenas a relatar como fato histórico no que nos concernia). Nesses termos, ao perder terreno, não tivemos mais atividades oficiais em 2014, ao nos limitar a conversas internas por e-mails nesse período.

Em 2015, eu passei por um problema sério de saúde que consumiu-me um tempo longo de internação, duas cirurgias e uma lenta recuperação, que se estende aos dias atuais, 2016, quando escrevo este trecho. Já comentei mais detalhadamente sobre o que me ocorreu pessoalmente, no capítulo sobre minha trajetória com Kim Kehl & Os Kurandeiros, a cobrir o mesmo período do tempo, não vou repetir aqui, portanto. 

Deixo no entanto, novamente o link de uma matéria que escrevi, como forma de agradecimentos aos profissionais do Hospital São Paulo, onde a minha vida foi salva. Nessa matéria publicada no meu Blog 1, mas não anunciada como outras matérias em redes sociais, há uma explicação detalhada sobre a minha doença e o período hospitalar pelo qual passei:

Blog Luiz Domingues 1 :
http://luiz-domingues.blogspot.com.br/2015/10/nao-e-por-ma-vontade-dos-profissionais.html

A partir do final de maio, voltei a apresentar-me com Os Kurandeiros, e também com a Magnólia Blues Band, mas com bastante cuidado e limitações físicas visíveis.  Como as atividades com o "Nude"s estavam paralisadas naquele instante, a minha doença e convalescença não prejudicou o andamento dos trabalhos, diretamente.

Nessa época em que estava a voltar a normalizar a minha vida, o Ciro nos comunicou que estava a articular um evento em uma casa noturna onde curiosamente Os Kurandeiros já haviam se apresentado várias vezes, chamada: Bierboxx, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo.  
Ciro Pessoa & Nudes no Bierboxx em 28 de junho de 2015. Foto do acervo dos Blues Riders
 
Tal evento teve cunho político, como um ato contra o governo federal de então e nasceu graças aos esforços em que o Ciro estava engajado para repercutir, conforme os ditames conservadores dos quais ele havia se encantado na ocasião. Chamado como: "artivismo", tal evento teve a participação de alguns artistas que se engajaram na causa, entre poetas e músicos.

Não anotei o nome dos artistas que se apresentaram de forma intimista, na base da voz & violão, mas foram alguns, além de poetas e alguns que discursaram em tom de desabafo político.

De bandas, além dos Nudes, houve também um show de choque dos Blues Riders, uma ótima banda formada por ótimas pessoas como costumo sempre dizer. Admiro muito a batalha deles, que tem como marca registrada a persistência impressionante, a lutar por anos a fio em meio a uma cena sempre hostil para bandas desse tipo de sonoridade. O show dos Blues Riders foi ótimo, com aquela energia habitual, ao desfilar os seus Blues-Rock que esbarram no Hard-Rock, muitas vezes.

Gentis como sempre, nos emprestaram o seu backline e de fato, se o show dos Blues Riders fora de choque, o nosso foi ainda mais curto, uma mera aparição fortuita, pois a intenção do Ciro foi mais produzir o evento e discursar politicamente do que inserir a nossa apresentação formal.
Ciro & Nudes + Blues Riders na confraternização final! Acervo dos Blues Riders
 
Por ser curto, eu não senti em demasiado, mas o fato foi que eu estava ainda bastante debilitado, infelizmente. Aconteceu em 28 de junho de 2015, um domingo ao final da tarde, com cerca de cinquenta pessoas.

Algum tempo depois, eu recebi o convite para comparecer ao aniversário da pequena, Antonia Pessoa, filha de Ciro & Isabela.
Fui com muito prazer prestigiar a festa de natalício da pequena Antonia Pessoa, e só não fiquei muito tempo, pois ainda não me sentia 100% bem.
Com Ciro Pessoa, na festa de aniversário de dois anos de sua linda filha, Antonia, em 2015

Mas eu já sabia nesse dia da festa infantil (na verdade, desde antes), que o livro do Ciro, estava na gráfica, a esperar apenas o processo industrial, portanto, havia a intenção de se fazer uma noite de autógrafos, e acoplada a um show, para reforçar tal lançamento.
Mais que isso, algumas músicas novas tinham as suas respectivas letras baseadas em poemas desse livro, portanto, seria mais do que necessário haver uma apresentação musical nesse lançamento do livro. Portanto, em breve começaríamos a ensaiar a visar esse compromisso para 2015.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário