quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 173 - Por Luiz Domingues


O ano de 2013 entrou, e o embalo de fim de ano em 2012, nos dera uma tranquilidade para pensar nas gravações, finalizando o disco inacabado de 2010, enfim.

Mas os ventos positivos pareciam abrir novas frentes.

Logo que o ano virou, recebemos o convite do Sesc Belenzinho para uma apresentação em seu belo teatro.

Com cachet muito digno, num patamar que achávamos ideal pela nossa qualidade artística, é claro que interpretamos tal convite como uma comprovação de que uma nova fase estava chegando para nós, pois uma meta gerencial nossa , era entrar de forma definitiva no circuito do Sesc, tocando em suas unidades periodicamente de forma sustentável, como muitos artistas médios que conhecíamos e estavam nessa rotina segura há anos.

                                   Foto : Grace Lagôa

Tendo tocado no Sesc Consolação há bem pouco tempo atrás e agora recebendo o convite para tocar no Sesc Belenzinho, claro que essa impressão criada pela dedução nos contaminou positivamente.
                                  Foto : Grace Lagôa

Mas como sempre, apesar do convite espontâneo, havia um mote, como sempre os produtores do Sesc gostavam de trabalhar. E nesse caso, seria uma espécie de festival temático sobre os anos setenta, e nesse contexto, haveriam shows de bandas dessa época e bandas novas que vibrassem nessa estética.
                                Fotos : Grace Lagôa

Por sorte, o programador do Sesc Belenzinho era o mesmo que nos agendara em 2010 na unidade do Sesc Vila Mariana, e enxergava em nós, a similaridade com a estética setentista.

Mas honra seja feita, o curador do festival era o Zé Brasil, líder do histórico Apokalypsis, banda setentista que estava a todo vapor desde a metade dos anos 2000, com uma volta das atividades.
                                  Fotos : Grace Lagôa

Com a confirmação da data, Cida Cunha, uma pessoa amiga da banda e que muito esforçou-se para nos ajudar no ano de 2010, entrou em ação. Aliás, ele já voltara a nos ajudar em relação ao show do Sesc Consolação, sinalizando que retomaria sua função como produtora e com pretensões a se tornar uma empresária um dia, e sendo assim, foi atrás da tradicional burocracia massacrante que o Sesc exige para ali se trabalhar.
                              Foto : Giulianella Furlan

Animado com a perspectiva de um show num teatro de grande estrutura, o Xando contratou uma equipe de filmagem, visando fazer um DVD do show, e com o intuito de postar no You Tube, a seguir.
                                     Foto : Kico Stone

Tratavam-se de amigos, no caso o filmmaker Capo Neto, e que teria como assistente, um velho amigo nosso e Rocker, o vocalista Nando Fernandes, muito famoso no mundo do Heavy Metal principalmente e certamente uma das grandes vozes do Brasil nesse segmento. Nando é um tremendo cara legal, que eu conhecia desde os anos oitenta e até o relacionei numa história paralela no capítulo dos meus trabalhos avulsos, envolvendo uma gravação que fizemos no estúdio Mosh, em 1997.
                             Fotos de Leandro Almeida

Nos preparamos para fazer um bom show, também pensando nessa filmagem, mas sem grandes novidades no set list, apenas seguindo o padrão dos shows anteriores, ou seja, uma mescla dos dois discos, mais os singles de 2010, e algumas músicas novas que estavam surgindo e foram sendo incorporadas ao repertório, caso de "Os Teus Olhos", uma bela canção de autoria do Rodrigo.
"Longe do Chão" no Sesc Belenzinho em 9 de fevereiro de 2013
Filmagem de Kico Stone

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=fkiHcip0jvw 
"Cuide-se Bem" no Sesc Belenzinho em 9 de fevereiro de 2013

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=fBoRlqkAwT4 
"Luz da Nova Canção", no Sesc Belenzinho, no dia 9 de fevereiro de 2013

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=zKfgKL8ZFbk

O único senão para esse show do Sesc Belenzinho, era o fato dele ter sido arrolado para o sábado de carnaval. Tudo bem, sempre alguém se apressava em argumentar que o público de uma banda de Rock não curte carnaval e pelo contrário, tocar num feriado assim se tornaria um trunfo para nós, ao invés de um empecilho. Mas também havia a questão de que muita gente que não curte o carnaval, aproveita o feriado para viajar, ou seja, um argumento forte e plausível, também.

                                Fotos : Leandro Almeida

Paciência, absorvemos o fato sem problemas, e em nada diminuiu a nossa animação para fazermos o melhor show possível.

Chegamos ao Sesc um pouco antes do horário estabelecido, mas apesar daquela unidade ser novinha em folha e gigantesca, mais uma vez os engenheiros pensaram em tudo e de fato é uma unidade deslumbrante a atender os moradores do bairro, mas pouco pensaram na estrutura para receber artistas...
                             Fotos : Leandro Almeida

O fato de não haver um estacionamento reservado, com acesso fácil aos dois teatros ali presentes, é de se lamentar e isso acontece em quase todas as unidades.
                             Fotos : Leandro Almeida

Então, quando tentamos parar no estacionamento aberto ao público em geral e sendo cobrados por isso, outro absurdo, fomos informados que estava lotado e que deveríamos aguardar em fila...

Claro que isso já era estressante ao extremo, pois estávamos com quatro carros particulares abarrotados de equipamentos e isso era surreal.
                              Fotos : Leandro Almeida

Por fim, abriram uma exceção e nos indicaram uma entrada de serviço, mas que era exígua e não dava para estacionar nesse pequeno pátio que servia apenas para a retirada de lixo da unidade. Tal espaço tinha um elevador de serviço enorme, desses de padrão de elevador de carga de aeroportos, do tamanho de um contêiner e ali descarregamos com certa pressão, por não ser usual. Nenhum funcionário nos tratou mal, mas era impressionante como algo que deveria ser a rotina da unidade, foi tratado como algo extraordinário, fora do padrão de serviço deles.

Por fim, quando já retirava o meu carro, um funcionário me "aconselhou" a não deixá-lo naquela face da unidade, Rua Padre Adelino, que dá de frente com o cemitério da Quarta Parada.
                               Fotos de Leandro Almeida

Segundo ele, havia muitas incidências de roubos de automóveis ali...ora, sei que o rapaz era só um funcionário, mas como não ficar chateado em ir trabalhar num lugar daquele tamanho e não haver uma mísera vaga de estacionamento assegurado para o artista fazer seu show despreocupado ?

E claro que eu sabia que em frente ao cemitério da Quarta Parada havia uma bandidagem básica, pronta a atacar pessoas que visitavam tanto o Sesc quanto o próprio cemitério...

Enfim, bola para frente, parei ali mesmo e confiei que horas depois sairia à rua e veria meu bólido intacto, a esperar-me...
                                Foto : Leandro Almeida

Já preocupado em chegar ao palco e começar a supervisionar a montagem do palco, nesse dia tínhamos uma equipe de apoio ligeiramente mudada. Daniel "Kid" não podia trabalhar conosco, e assim, contamos somente com Samuel Wagner da equipe de roadies tradicionais, e dois novos componentes : Ivan Pieri e Jurandir "Jura". No caso do Ivan Pieri, tratava-se de uma amigo de longa data e que também era músico (baixista), e que especializara-se na profissão de roadie e naquela altura, trabalhava com artistas do mainstream, ligados ao pop rock, como Sandy & Junior e a banda do filho de Fábio Junior, o Fiuk.
                               Fotos : Leandro Almeida

No caso do "Jura", este era ainda mais experiente. "Jura" era roadie e braço direito de Guilherme Arantes desde os anos setenta e fora roadie dos Secos & Molhados no seu ague de 1973-1974, e recuava até antes, tendo sido roadie nas montagens teatrais de "Hair" e "Jesus Christ Superstar".

Ele foi comigo no carro, contando-me histórias incríveis de sua vivência com esses trabalhos e claro que curti muito ouvir suas reminiscências espetaculares.
                                Foto : Leandro Almeida

Teríamos o reforço do "mago da luz", Wagner Molina, cuidando de nossa iluminação, e a operação do som, ficaria a cargo de Renato Sprada, um técnico que admiro muito e cujas histórias são tão espetaculares quanto as do "Jura", em termos de lembranças dos anos setenta.

O técnico do Sesc, estava sendo extremamente simpático e solícito, até que num dado instante, cravou-me uma pergunta insólita : -"Cara, você não é o "Tigueis" que tocava na Chave do Sol, nos anos oitenta" ?

Disse-lhe que sim, e aí já deduzi que eu deveria tê-lo reconhecido, mas não conseguia me lembrar com clareza. Foi quando ele me falou : -"Sou o Lito, era o guitarrista do "Máscara de Ferro"...


Caramba, lembrava-me dessa banda, que militava no mundo do Heavy-Metal brasileiro setentista e notabilizara-se por caprichar no visual, se apresentando vestidos como cavaleiros medievais e usar cenário de tais motivações, como um belo castelo cênico etc etc.

Que bacana, se o clima de cooperação já estava bom antes, depois dessa, a camaradagem intensificou-se ainda mais.

O soundcheck e a afinação da luz, foram muito bacanas. Com a dupla Molina & Sprada trabalhando juntos, a garantia de que o show seria bonito era enorme. Ainda mais tendo a cooperação dos técnicos do Sesc, e no caso, o amigo Lito.
                              Foto : Leandro Almeida

Recebemos a informação por parte da Cida Cunha que já havia uma boa fila na entrada do teatro, o que nos animou, naturalmente.

No camarim, o clima era ótimo. Com a certeza de que o show seria bom, apenas relaxamos e aguardamos a chamada. Só teve um pequeno momento de stress, quando o Lucas, filho caçula do Ivan Scartezini, sumiu por alguns instantes pelos bastidores. Ele tinha cinco para seis anos nessa época, e claro que naquela cenotécnica enorme, era muito perigosa para um menino tão pequeno, inclusive com a presença de uma enorme escada íngreme que dava acesso aos camarins.

Mas o garoto apareceu para alívio de Ivan e Beth Scartezini, e excitado pelo ambiente, claro que desejava explorar tudo ali, naturalmente.
                                    Foto : Leandro Almeida

Público já acomodado no auditório, os três sinais clássicos do teatro soaram, as luzes se apagaram e nós subimos ao palco...

Iniciamos com "Megalópole", numa pegada bem nervosa, arrancando palmas entusiasmadas da plateia. O show foi evoluindo e a recepção do público foi respondendo com grande entusiasmo.
                                    Foto : Leandro Almeida

Renato Sprada colocou pressão sonora de show de Rock. Era a marca registrada dele, um técnico de orientação rocker que era / é.
No lounge, estou ao lado do fotógrafo Leandro Almeida. À direita e ao fundo, a mãe e a irmã do Rodrigo, Solange e Renata Hid. No canto esquerdo, só reconheci o guitarrista Fábio Gracia, de bigode, e prestes a cumprimentar um amigo


A filmagem de Capo Neto e Nando Fernandes ficou ótima e mostra a banda numa forma muito boa, dando o recado com ênfase e convenhamos, com um palco bem estruturado, luz e som de primeira, tudo ajuda, inclusive o bom astral que a banda estava atravessando naquele momento.
Visita ilustre no pós-show, o grande guitarrista Zemyr Bretas. Foto de Leandro Almeida

Após o show, tivemos uma receptividade excelente no lounge de entrada, visto que o Sesc não permitiu visitas no camarim. Laert Sarrumor & Marcinha; Zé Brasil & Silvia Helena; Tony Babalu & Suzi Medeiros, o poeta Julio Revoredo e Regina, e muitos outros amigos.

Contávamos que esse sucesso todo nos abrisse de vez as portas do Sesc, mas não foi o que ocorreu, quando no decorrer do tempo, ficou claro que assim como no Sesc Consolação em 2012, o fato de tocarmos no Sesc Belenzinho em 2013, não caracterizou uma sequência definitiva dentro dessa instituição, mas apenas oportunidades sazonais.

Sesc Belenzinho, 9 de fevereiro de 2013, com cerca de 200 pessoas na plateia (não lotou, mas consideramos um bom público pelo fato de ser sábado de carnaval e ter caído uma tempestade na cidade, nesse dia).

O show completo do Sesc Belenzinho em 9 de fevereiro de 2013

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=58rCSpin0cY

Continua...

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