terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 169 - Por Luiz Domingues


Fechado e sacramentado, o show do Sesc Consolação estava marcado para o dia 19 de novembro de 2012.

Numa questão de sorte e azar, uma produtora de rádio que eu conhecera na Rede Social Facebook, chamada Silvana Castro, havia se encantado com o Pedra, que não conhecera anteriormente, mesmo sendo experiente no meio radiofônico, e tendo trabalhado em emissoras como a 97 FM (fora produtora do locutor "Jota Erre", uma figura mítica ali, e que também trabalhou na 89 FM), e igualmente na Brasil 2000 FM.

Silvana abordou-me no Facebook e perguntou se nós aceitaríamos conceder uma entrevista na Rádio CBN...ora, é claro que sim, e isso era a parte da sorte em questão. O azar, é que a entrevista só pode ser agendada para depois do show do Sesc Consolação, portanto, não deu para ser utilizada como ferramenta de divulgação do show em si...mas falo disso depois...

A unidade do Sesc Consolação, para quem não conhece São Paulo, é uma das mais antigas dessa instituição, e tem muita história.

Tal sede da Rua Dr. Vila Nova, no bairro da Vila Buarque, centro de São Paulo protagonizou shows históricos em suas dependências (quando era chamada de Teatro Pixinguinha), e nos anos setenta, eu mesmo assisti ali, inúmeros deles, absolutamente incríveis.

Ali assisti Zé Ramalho; A Cor do Som, Caetano Veloso; Hermeto Paschoal; Alceu Valença; Bendengó; Papa Poluição; Jackson do Pandeiro; Jorge Mautner etc etc, entre 1977 e 1979, além do Festival Universitário de MPB de 1979, da TV Cultura, que revelou Arrigo Barnabé; Premeditando o Breque e outros.
Luiz Domingues em 1978, quando era frequentador assíduo do Teatro Pixinguinha do Sesc...

Portanto, eu estava honrado em me apresentar num espaço que tinha tanta história, e que significara muito para mim, nos idos dos anos setenta, quando inebriado estava em construir uma carreira artística, seguindo os passos de todos esses artistas que ali assisti.

Os tempos mudaram, os shows não ocorriam mais no antigo Teatro Pixinguinha, como naquela década, e agora o espaço reservado para tal finalidade musical era quase intimista, num anexo perto da antiga quadra de esportes (onde também vi vários shows).


Tivemos um problema sério para estacionar, pois não nos deixaram usar o estacionamento da instituição. Com nossos carros abarrotados de equipamentos e poucas vagas de rua num dia útil, naquela região superpovoada de São Paulo, foi um pequeno sufoco para descarregar o backline da banda, e assegurar vagas para os respectivos automóveis de nós quatro.

Após esse pequeno estresse, conseguimos finalmente colocar nossas coisas para dentro da unidade e ali, mediante a clássica burocracia da instituição, até chegar ao palco, foi uma sucessão de elevadores, corredores e funcionários sempre criando empecilhos para a circulação rápida que necessitávamos. 

Alô, Sesc : vocês são a melhor instituição cultural do país, adoramos tocar aí, mas melhorem em alguns aspectos, por favor !! A burocracia e o excesso de normas esdrúxulas de conduta interna, só atrapalham os artistas !!

Bem, quando o backline finalmente  chegou ao local do show, vimos que os técnicos estavam ali esperando pela nossa montagem pessoal. Equipe terceirizada, eram sujeitos frios. Sei lá por que motivo, pareciam contrariados por alguma questão interna de sua empresa e o Sesc, e claro que não tinha nada a ver conosco, mas mal respondiam nossas perguntas básicas e assim, nos preocupamos com o desenrolar de um soundcheck tenso e pior ainda, uma operação deixando a desejar na hora do show.
                     Foto : Fabiano Cruz

Mas aos poucos, a tensão entre eles foi se dissipando e o Xando que é sempre expansivo com estranhos, foi minando a resistência soturna desses tipos, inserindo-os em piadas e "causos", com o gelo  derretendo. Não ao passo de se tornarem "amigos", mas estabelecendo um clima ameno para garantir um bom andamento no trabalho.

Mesmo assim, o soundcheck foi muito lento e cansativo, porque o técnico estava nitidamente perdido sobre quais medidas tomar para coibir microfonias das mais desagradáveis. Mesmo com o Xando tendo boa noção do assunto e lhe dando dicas técnicas e básicas, o rapaz parecia nervoso e não dava jeito nas situações mais complicadas e com um P.A. de pequeno porte que ali havia, alguém mais experiente teria resolvido muito rapidamente.

Um funcionário nos confidenciou que o rapaz ali era um novato, um ajudante e que aspirava ser técnico, já tendo feito aulas como aprendiz. Por azar nosso, o técnico titular não iria e o novato é que faria a operação da mesa / mixagem.
                     Foto : Fabiano Cruz

Nossa sorte, foi que o nosso técnico, Renato Sprada, que não iria trabalhar conosco naquela noite, apareceu repentinamente para assistir o show e mesmo em cima da hora, com o público já para entrar no local do show, fez algumas correções básicas, inibindo apitos insuportáveis e que destruiriam o show.

Soundcheck cansativo, quando fomos ao camarim, já faltava pouco para o início do espetáculo. Não deu para ter aquele relax adequado de ante show, mas tudo bem.

Quando entramos, e a primeira música do show era "Megalópole", tinha me programado para iniciar o show usando o Rickembacker. 

O nosso roadie, Daniel "Kid", era muito experiente e trabalhava comigo e Rodrigo, desde as nossas respectivas passagens pela Patrulha do Espaço. Ele sempre preparava os meus baixos e equipamento, desde 2002.

Contudo, assim que iniciei o riff em uníssono com as guitarras de Xando e Rodrigo, meu instrumento estava completamente desafinado.  O que tinha acontecido ?? Ele afinara momentos antes; o ar condicionado do teatro estava ameno e as tarraxas do meu instrumento estavam em perfeitas condições de normalidade, sem nenhuma avaria. Nunca descobri, mas é patente que algum sabotador foi lá e desafinou de propósito. Por vandalismo ? "Trollagem" ?
Sesc Consolação, 19 de novembro de 2012  Foto : Grace Lagôa

Bem, rapidamente sinalizei para o Daniel me auxiliar, fazendo a troca de instrumentos com a música em curso e no segundo módulo, eu já estava de volta à banda tocando, desta feita usando o Fender Jazz Bass.

Mais para o meio do show, voltei a usar o Rickembacker e ele estava perfeito, portanto, o começo com duas cordas completamente desafinadas fora obra de uma sabotagem misteriosa. 

Por quem ? Para que ? Nunca descobri...
                     Foto : Grace Lagôa

O show foi bastante emocionante pela carga de comoção que havia depositada em torno de expectativa do público presente. A lotação máxima era diminuta naquele micro teatro de bolso, mas além de esgotada, muita gente ficou sem ingresso e quando anunciamos o show, teve uma reação de apoio e regozijo por parte de fãs que estavam contentes com a nossa volta à cena artística.
Um trecho muito curto mas bastante significativo da música "Estrada", capturado pelo baixista super, Norton Lagôa, estava na plateia

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=YvqOyJDRToY
"Filme de Terror" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=5pqZq4QAWhE

Muitos fãs antigos da banda estavam presentes, em estado eufórico. 

Houve até um instante de improviso e que foi muito bonito da parte do grande Cézar de Mercês, nosso amigo e colaborador, que num hiato de silêncio do show, levantou-se de seu assento e fez um discurso inflamado enaltecendo a nossa banda. Foi muito inspirador e bonito, isso eu asseguro.
"Longe do Chão" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012
 Filmagem de Kico Stone

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=lhYyIUQxvUs
Aqui, a versão na íntegra de "Estrada"

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=ivMlHWRgcLE 
"Sou mais Feliz" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube
https://www.youtube.com/watch?v=6qxfOwzMAXk
"Luz da Nova Canção" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=zim0mjtfEHE
"Só" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=TyJvBX-xzXE

As músicas foram sendo executadas com bastante segurança, e a banda mostrou estar de volta à velha forma.
"Jefferson Messias" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=v4ErQdDf2ik 
Projeções" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=S4v9VyJnq7g


Sobre o set list, era bem mesclado com músicas dos dois discos anteriores, os singles de 2010 e algumas novas que já estavam se incorporando, caso de "Luz da Nova Canção" (curiosamente em parceria com o Cezar de Mercês que citei acima), e "Os Teus Olhos", uma delicada canção composta pelo Rodrigo. 

Um amigo que eu conhecera por ser apoiador dos Kurandeiros, chamado Kico Stone, apareceu e filmmaker de primeira linha (eu costumo brincar com ele, o chamando de "D.A. Pennebacker do Rock Paulistano"), filmou e tornou-se doravante um admirador do Pedra, também, sempre filmando e postando trechos de nossos shows, no seu canal de You Tube.
"To Indo a Mil" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=xOIoMeKzCaw
"Nossos Dias" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=SZ1I7vF7e2k
"Letras Miúdas" no Sesc Consolação em 19 de novembro de 2012

Eis o Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=h1mE2NWuf5E

Apesar de ter transcorrido num pequeno espaço, esse show foi marcante para a banda e para o público que o assistiu. Isso deu uma injeção de ânimo para a banda, sem dúvida e aliado à essa apresentação, outras boas novas se precipitaram numa cascata até o final do ano, dando-nos um grande alívio, já que a velha tensão e o dilema clássico do Pedra sobre tocar em qualquer lugar ou esperar para tocar em lugares com boas condições, apenas, estava nos ameaçando novamente...

Todos os vídeos aqui postados, foram produzidos e editados por Michel Camporeze Téer e Fausto Oliveira (com exceção de vídeos de Kico Stone e Norton Lagôa, destacados no início), fãs e amigos abnegados da banda desde os primórdios do Pedra, tendo assistido quase todos os shows que fizemos desde 2006. As câmeras da filmagem, foram feitas por eles, também e com apoio de Nazir Correa; Vera Mendes e Alessandra Oliveira.

Pedra + equipe técnica + amigos : Pós show no Sesc Consolação
No pós show com o amigo Raphael Rodrigues um raro fã que gosta de todos os trabalhos que fiz na minha carreira, tendo levado discos de todas as bandas onde toquei para eu autografar. Foto de seu acervo pessoal

Sesc Consolação, 19 de novembro de 2011, segunda-feira, e com 60 pessoas na pequena arquibancada (lotação máxima, acreditem...) : esse foi o show da "volta" do Pedra.
       Camarim do Sesc Consolação - 19 de novembro de 2012

Resenha muito bacana desse show, escrita pelo jornalista Fabiano Cruz em seu Blog, Alquimia Rock Club. Eis o Link abaixo :

http://www.alquimiarockclub.com.br/resenhas/3730/
                     Foto : Fabiano Cruz

No camarim do pós-show, a euforia era geral entre os membros da banda e os fãs que nos abordaram. mas eu, particularmente, já não nutria o mesmo sentimento. Longe de mim ser chato e cortar o prazer alheio, mas eu não conseguia sentir o mesmo pela banda, mantendo-me numa postura não tão esfuziante, muito mais comedida que a dos demais. 

                     Foto : Fabiano Cruz

Um sintoma emblemático ? Creio que sim, lamentavelmente...
                     Foto : Fabiano Cruz


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário