quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 94 - Por Luiz Domingues


"Se você for a fim", era uma ideia de Funk-Rock, trazida como riff pelo Xando. 

De certa forma, remetia à "O Dito Popular", do nosso primeiro álbum, e claro que tinha muito do Aerosmith, e também do Deep Purple na formação do Mark IV.

Com o tempo, a música acabou ganhando uma parte "C", sugerida em ensaio por mim. Na hora, ocorreu-me a ideia de quebrar o swing funkeado, com uma intervenção prog. Aquela parte "C" é muito no estilo do Greenslade, uma obscura banda prog britânica e setentista, cujo trabalho eu sou fã.

Quando a fechamos e passamos a ensaiar para a gravação, o Ivan logo notou que essa parte "C", apesar de ter sido inspirada em Prog Rock setentista, tinha também um ritmo que lembrava muito o baião nordestino.

E não deu outra...quando a gravamos, no penúltimo módulo da Parte "C", em sua ronda final, colocamos zabumba, triângulo e acordeon, dando cara mesmo de baião nordestino.

Assim como em "Me Chama na Hora", do primeiro disco, onde colocamos uma batucada brasileira de escola de samba interagindo com um riff de Hard-Rock, desta feita colocamos o famoso power-trio nordestino interagindo conosco.

Desta feita, porém, não chamamos convidados. O Ivan gravou a percussão típica e o Rodrigo fez a intervenção no acordeon...

O boato sessentista de que Luiz Gonzaga teria uma versão de "Asa Branca" gravada pelos Beatles, não passava de uma armação para criar celeuma. 

Aliás, leia matéria minha falando desse boato, em meu blog 1 : 

http://luiz-domingues.blogspot.com.br/search?q=Beatles+e+Luiz+Gonzaga. 

 
O áudio de "Se você for afim", do disco

Eis o link para escutar no Yoy Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=AAsr6_ebAL0

Mas que o Pedra mandou um trio nordestino na sua música, isso foi fato...

Foto 1, de Grace Lagôa
Capa de álbum do Greenslade e ilustrações de trios nordestinos, tiradas da internet. A capa eu sei que é do Roger Dean, e adoraria dar o crédito dos ilustradores dos dois trios, mas não descobri quem são, achei na Internet. 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário