quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 99 - Por Luiz Domingues


Entre tantas Jams que uma banda de Rock faz naturalmente em seus ensaios, e durante o soundcheck de shows, é muito natural que surjam temas interessantes que tem o potencial para tornarem-se futuras músicas, ainda que na referida jam, só um esboço dessa produção seja aproveitado normalmente.

O Pedra nunca foi uma banda que baseasse a sua criação em jams. 

Na minha carreira toda, isso aconteceu com bastante frequência na Chave do Sol e na Patrulha do Espaço, mas o Pedra, assim como o Pitbulls on Crack, também, foi uma banda onde geralmente os dois guitarristas traziam criações com as quais vinham trabalhando individualmente. No caso do Pitbulls, a criação era 99% da parte do Chris Skepis que compunha músicas em enorme profusão.

Mas, "Megalopole" foi um raro exemplo de música do Pedra que surgiu de uma Jam, inicialmente, mas claro, passou por várias burilações até ganhar o arranjo final que está registrado no álbum Pedra II.

Na sua parte "A", o Riff inicial é bem Acid-Rock em princípio, lembrando o estilo de Jimi Hendrix. Mas o acréscimo de várias intervenções jazzísticas /fusion, agregam o elemento Jazz-Rock, fortemente, na parte "B".

Tem um quê de Funk, via "Som Nosso de Cada Dia", também, e na parte "C", que encerra esse tema instrumental, Rodrigo e Xando trabalham um entrelaçamento de vozes de guitarras, que particularmente acho belíssimo.

É a única música instrumental do Pedra, desse álbum que construíamos, mas gostamos tanto dela, que incorporou-se no set list de shows ao vivo e isso foi sintomático em se tratando do fato do Pedra ter nas letras, uma preocupação forte em exprimir ideias etc. 

Portanto, sendo a palavra tão importante para a banda, a unanimidade por "Megalopole" ser sempre executada ao vivo, denota que a consideramos forte e emocionante o bastante para figurar no repertório de shows.

A questão do título é uma menção subliminar ao fato de sermos uma banda paulistana e portanto nossas raízes estarem na urbanidade da mega cidade.
 O áudio de "Megalópole", do disco

Eis o Link para escutar no You Tube :

https://www.youtube.com/watch?v=-g6NBDWsR3Q
Fotos 1 e 2, são de Grace Lagôa

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário