segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 262 - Por Luiz Domingues


Após o show no Centro Cultural São Paulo, contabilizamos mais matérias de jornais e revistas contendo resenhas do novo disco, ".ComPacto", além de entrevistas com a banda, e também individualizadas com seus componentes, principalmente em fanzines e revistas especializadas para músicos.

Uma longa brecha na agenda nos deixou fora de combate entre agosto e novembro, portanto, um hiato raro e incômodo, mas além das matérias saindo na imprensa escrita tradicional, outros fatos ocorreram.

O primeiro e que achamos até estranho pela deferência pouco usual, veio da MTV...

Falo isso pelo óbvio, ou seja, a MTV Brasil, que nascera em 1990 e nunca fora simpática ao Rock vintage, a não ser em manifestações isoladas e perpetradas por fatos isolados e graças ao empenho de poucos abnegados rockers ali infiltrados, casos de Gastão Moreira e Fabio Massari, e de certa forma, Kid Vinil; Luis "Thunderbird", e Edgard Piccoli. Os demais "DJ's" eram absolutamente desconectados com a música, principalmente as garotas, que eram selecionadas por serem bonitas, e terem vida profissional pregressa como modelos e atrizes, ou aspirantes a.

Portanto, nunca esperávamos ter alguma exposição ali naquela emissora, que se dizia "especializada" em música, mas que na prática, tinha uma linha de atuação bem equivocada sob muitos aspectos.  

Principalmente se levarmos em contra que se nos seus primeiros anos ainda podia-se dizer que a MTV priorizava a música, ainda que com mentalidade decepcionante, a partir da metade dos anos noventa, a situação piorou ainda mais, pois a emissora começou a adotar postura popularesca, abrindo caminho para o mundo brega da música, e paralelamente trazendo elementos alienantes de entretenimento, mediante programas baseados em "games"; gincanas infanto-juvenis e programinhas eróticos, reduzindo a inteligência que ali existia, e era pouca, ao patamar zero, e muitas vezes, abaixo de.

Dessa forma, não esperávamos nada daquela emissora, e nunca nos preocupávamos em enviar-lhes release sobre agenda de shows, tampouco lançamentos de discos.

Contudo, tínhamos um aliado na redação da Revista da MTV, tratando-se de um abnegado jornalista chamado Daniel Vaughan, que era aficionado de Classic Rock, e reconhecia em nós, o valor pelo resgate que estávamos promovendo a partir do lançamento do CD "Chronophagia". 

Portanto, mesmo não sendo uma voz forte naquela redação, que tinha a mentalidade parecida com redações de órgãos mainstream com Folha de SP e Revista Bizz, ou seja, com um pézinho no manifesto Punk de 1977, como modelo de editorial a ser seguido.

Mesmo assim, não sendo uma voz potente a confrontar a opinião reinante, Vaughan esforçava-se para derrubar tais paradigmas, e graças aos seus esforços, nosso material promocional do CD ".ComPacto" foi parar na redação do Jornal da MTV, um dos últimos programas da emissora que falava de música, o que chegava a ser irônico se considerarmos que a MTV nascera para ser a "Music Television"...

E quem apresentava o jornal diário, que tratava de notícias do mundo da música, era o "DJ", Edgard Piccoli, um radialista que eu já conhecia desde os anos noventa quando este era locutor da emissora 89 FM, e onde minha banda nessa década, o Pitbulls on Crack, tanto interagiu. Aliás, lembro-me do Edgard até apresentando show do Pitbulls ao vivo, como mestre de cerimônia de um festival em que participamos no Ginásio do Ibirapuera, em 1994.

Bem, claro que ficamos muito contentes em ver a capa do nosso disco exposta no Jornal da MTV, e com Edgard falando bem do lançamento, e com direito até a ouvir trechos do disco ao vivo, tecendo breves comentários.

Em setembro, fomos surpreendidos novamente, quando recebemos um telefonema da MTV, solicitando uma entrevista. Ora, será que as coisas estavam mudando, finalmente ?  

Então, uma equipe de reportagem encostou na porta da residência do Junior, na tarde de um dia útil de setembro de 2003, e filmou uma entrevista bastante digna, e que na edição final, mesclou com imagens da banda através de fotos de fases e formações passadas, além de capas de discos lançados pela banda.

Bem, claro que curtimos e agradecemos a oportunidade...

Eis abaixo a reportagem / entrevista com a Patrulha do Espaço, no Jornal da MTV :
Eis o Link para assistir no YouTube :
https://www.youtube.com/watch?v=ZLufcw1lzD8 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário