sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 80 - Por Luiz Domingues

Nesses termos, nós fomos convidados a participar de um programa nessa rede de TV, o NGT, chamado "NGT Independente", em outubro de 2006. O programa era apresentado pelos membros de uma banda, chamada "Irmandade do Som" e tinha o nobre objetivo de dar espaço a bandas independentes e sem chances na mídia mainstream.

Um dos vocalistas da banda "Irmandade do Som", conhecido pela alcunha de "Chapéu de Couro"

Fomos muito bem recebidos pelo pessoal dessa banda, e de fato, simpatizamos bastante com eles, ao nos tornarmos amigos doravante, principalmente as personas de "Chapéu de Couro", Carlos Zoffo e Cris "Boka de Morango" Escudeiro. 

Foi um programa bem agradável, com a possibilidade de tocarmos duas músicas ao vivo e uma boa conversa, conduzida pelo extrovertido Carlos Zoffo, um dos vocalistas daquela banda. 

Um fato curioso ocorreu durante a gravação da entrevista: enquanto entrevistava-nos, o telefone celular do Carlos tocou e ao querer fazer um gancho de improviso, ele o atendeu e a usar o seu interlocutor na brincadeira, foi a dizer coisas do tipo: -"que legal que está a gostar do som do Pedra neste dia tal de tal", ao se referir à data em que gravávamos o programa. Com isso, ele se esqueceu de que a data correta que deveria ser mencionada, seria o sábado posterior, onde efetivamente o programa iria ao ar...

Quando ele percebeu a gafe, "travou", e despertou uma gargalhada coletiva de seus colegas da banda, técnicos da TV, e de nós também. Ele era muito descontraído e caiu na risada, também, para cortar o constrangimento. 

O que ocorreu a seguir, foi que fizemos uma nova tomada da entrevista, que foi legal, mas a tal tentativa estragada estava melhor, devido ao astral descontraído com o qual estava a desenrolar-se. Uma pena, mas TV é assim mesmo. Carlos era muito extrovertido, um sujeito gentil e arrancava risadas com os seus improvisos. O seu jargão que tornou-se até uma piada interna para nós, por muitos meses era: -"sabe o que é isso, banda?"

Ele usava tal expressão para dirigir-se às bandas amadoras que assistiam o programa e sonhavam em ali se apresentar, a usar o nosso exemplo e de outras bandas boas que ali se mostravam para incentivar os moleques aspirantes a artistas a estudarem e ensaiarem com afinco, a sugerir uma preocupação didática, louvável. 

Na parte musical, nós tocamos: "Madalena do Rock'n Roll" e "Vai Escutando". Estávamos muito afiados e ajudados pela boa vontade da banda e dos técnicos, tivemos uma mixagem de som para a TV, acima da média normal do que geralmente vê-se por aí. Então, foi uma performance excelente, com as músicas a soarem muitíssimo bem.

Luiz Domingues e Emmanuel Barreto, em foto no estúdio da Brasil 2000 FM, em julho de 2006. Click de Grace Lagôa

E o meu primo, Emmanuel, esteve presente a atuar como cinegrafista dos bastidores. Existe uma filmagem desses bastidores todos, incluso a tomada interrompida da entrevista, com a gafe do entrevistador Carlos. Um dia irá para o YouTube. Quanto às músicas, elas já estão disponíveis no You Tube, desde 2006. 

Uma pena que a Rede NGT tivesse uma audiência pequena, a permanecer nesse limbo entre a TV aberta e a paga. As suas intenções eram (são) nobres no tocante a se parecer com uma programação de nível cultural muito interessante, sem estar contaminada com o vírus do jabá e a parecer de certa forma, com a conduta de TV's dos anos 1960, como a TV Record, por exemplo, então preocupada com o fomento da cultura. 

http://www.youtube.com/watch?v=idpeNRd4Ob0

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário