quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 233 - Por Luiz Domingues

Com a embreagem do ônibus a funcionar a contento, graças a peça nova que o "seu" Walter instalara com a providencial ajuda do Luiz Barata, a viagem até o próximo destino foi muito tranquila. 

Chegamos rapidamente à Ribeirão Preto-SP e o nosso objetivo foi novamente atuarmos no Bar Paulistânia, mas desta feita, com a abertura da ótima banda local, "Senhor X", da nossa já amiga e bela cantora, Carla Viana. Ela em pessoa estava empenhada na produção local e ao se esmerar para fazer o melhor que podia, certamente que logrou êxito, notamos, e claro, isso nos animou. 

Ficamos hospedados em um hotel na mesma Avenida Junqueira, onde ficáramos alojados na ocasião anterior e de onde vimos a tragédia da enchente, já relatada em capítulo anterior. Mas desta vez, em um outro hotel que era melhor categorizado, e o conforto sempre foi bem-vindo, logicamente.

Eu ainda não estava 100 % refeito de meu desconforto estomacal e diante desse enjoo que me incomodava, mais uma vez eu fui poupado pelos companheiros e não supervisionei a montagem do equipamento. Compareci ao Paulistânia somente para o soundcheck. 

O equipamento esteve melhor, realmente, em relação à ocasião anterior, e após o soundcheck, voltamos tranquilamente ao hotel. Por sentir-me um pouco melhor em relação ao meu problema estomacal, eu não abusei no jantar, ao fazer uma refeição mais leve que os demais que não se furtaram nesse sentido de aproveitarem a boa comida servida no restaurante do hotel. 

Com sobra de tempo, alguns se recolheram para um repouso breve, mas eu percebi que o Rodrigo e o Luiz Barata estavam com vontade de conhecer o "Pinguim" uma famosa chopperia da cidade que possui fama nacional pela qualidade de seu produto carro-chefe.

Como não conheciam a cidade, mas eu a conhecia desde a infância, pelo fato de ser a terra natal de minha mãe e onde sempre tive muitos parentes a habitá-la, coloquei-me à disposição de ambos para levá-los ao estabelecimento. 

Mediante uma caminhada rápida de cerca de quinze minutos, já estávamos na famosa Praça 15 de novembro e ao lado do belo Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Pedro II), e logo entramos no famoso Pinguim.

Enquanto os meus amigos testavam a qualidade do seu famoso Chopp e eu ficava no meu tradicional refrigerante, admiramos a arquitetura do estabelecimento e sobretudo o fato dele estar absolutamente lotado, e ainda não havíamos chegado nem às nove horas da noite, ao denotar que a casa ficaria no seu pico, por muitas horas. Mas tínhamos trabalho pela frente e rapidamente deixamos o estabelecimento e voltamos ao hotel para os preparativos pessoais e ida da comitiva à casa de shows onde apresentar-nos-íamos.

Assistimos o show do "Senhor X" com prazer, e logo chegou a nossa vez de atuar.  Foi um show muito mais energético que o da última vez, e o público chegou a urrar de euforia em alguns momentos de pico. Carla Viana teve uma participação conosco, chamada ao palco pelo Rolando Castello Junior, e com o seu vozeirão e beleza, somou, sem dúvida.
Ao final do show, fechamos com a execução de "Columbia" e o seu clássico começo diferente em relação à gravação oficial do disco de estúdio, que era marca registrada de nossa formação, ao termos estabelecido um arranjo diferente do disco original. Através de um riff a la Jethro Tull e com o Marcello a arrancar urros dos fãs ao fazer a melodia da música na flauta, antes de iniciarmos o vocal em coro... -"o Céu Azul, o Céu Azul"... eis que criamos ali uma comoção.

Gustavo "Gus" do "Homem com Asas" estava na plateia e subiu para cantar conosco nesse momento e a festa do Rock se consumou! Saímos muito felizes do palco e o assédio pós-show foi efusivo, com muitas capas de discos a surgirem para autógrafos etc. e tal, ao demarcar um termômetro que apontou para o sucesso, certamente.

Dia 30 de novembro de 2002, sábado, no Paulistânia Bar, de Ribeirão Preto-SP, com cento e cinquenta pessoas no local, e que pareceram serem mil e quinhentos pelo calor ruidoso que produziram em sincronicidade conosco.  

Chegamos tranquilos no hotel, e após seis da manhã, eu cumpri o meu ritual e que mantinha sempre como companhia certa a presença dos roadies Samuel e Daniel (e nesse ponto da trajetória, da nossa banda, o Luiz Barata também): esperávamos o café da manhã ser servido para depois irmos dormir. E que café bem servido, por sinal... 

No dia seguinte, teríamos um show de choque para fazer, em um festival beneficente produzido em Indaiatuba-SP, que angariava fundos para ajudar no tratamento de doentes com Aids em uma instituição local. Por sorte, ficara em nosso caminho para São Paulo, por pertencer à região de Campinas-SP.

Na residência de Carla Viana, em 30 de novembro de 2002: Marcello, Rodrigo & Junior, em foto e click da mesma, Carla Viana.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário