segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 225 - Por Luiz Domingues

Com Luiz "Barata" Cichetto a integrar a comitiva, pois assumira a função de road manager, nesta viagem a Claudia Fernanda não esteve conosco. O nosso destino: Santa Catarina, com três shows em três cidades, sendo que em duas, passaríamos pela primeira vez, ao menos ao se considerar a história da nossa formação. 

Saímos de São Paulo na noite de uma quarta-feira, e a viagem não nos causou problemas em relação ao ônibus.  

Foi a primeira viagem longa que fizemos com a presença do "Barata" em nossa comitiva, visto que a sua estreia como componente da nossa equipe houvera sido na viagem à Santos-SP, que é um percurso com apenas 78 Km de São Paulo, portanto, muito curto. 

Como eu costumava viajar no primeiro banco, perto do "seu" Walter, por que sou notívago, e não conseguia dormir como a maioria dos meus colegas, eu passava longos trechos nas madrugadas, principalmente, a conversar com o nosso motorista e a tomar café com ele. Mas doravante eu ganhava mais um companheiro de insônia e as conversas ficaram ainda mais animadas, se bem que o "seu" Walter não participasse de assuntos que não lhe interessavam, naturalmente.   

Poeta e escritor, o Barata passou a registrar as suas impressões sobre os bastidores das viagens, ao publicar os seus relatos na forma de crônicas, que batizou como: "Diário de Bordo", ao fazer a óbvia alusão aos diários de bordo de embarcações e aeronaves, e mais do que isso, ao remetendo ao seriado de TV: "Star Trek" ("Jornada nas Estrelas"), com o clássico, "Diário de Bordo", que era escrito pelo comandante da "Enterprise", "Capitão Kirk". 

Ali falávamos sobre Ademir da Guia, Dr. Smith, Jimi Hendrix e Tim Leary, sem cerimônias...  
A capa da encadernação que eu fiz com os textos do "Diário de Bordo", escrito pelo poeta Luiz "Barata" Cichetto

Tal texto começou a ser publicado alguns dias depois de cada show em seu Site: "A Barata", e como nessa época eu nem sonhava em ter acesso à Internet, pedi para ele cópias do texto e as encadernei, ao guardá-los como uma peça de memorabilia importante do meu material com a Patrulha do Espaço.

A sua visão era minuciosa dos bastidores e com texto coloquial e gostoso de ler, Barata nos legou um ótimo apanhado dos bastidores, ao trazer a sua visão dos acontecimentos dessas viagens, com poesia, aspecto que lhe é peculiar, naturalmente. Muitos anos depois, ele lançou um livro com a compilação dessas histórias dele como membro da equipe técnica, e observador in loco dos acontecimentos, ao agregar também histórias de sua percepção como fã da banda desde 1977, a rememorar os shows que assistiu etc.

Chegamos em Lajes-SC, já na manhã da quinta, e fomos direto ao hotel para repousar.
O preâmbulo do minucioso e poético: "Diário de Bordo", escrito por Luiz "Barata" Cichetto 

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário