sábado, 29 de agosto de 2015

Autobiografia na Música - Magnólia Blues Band - Capítulo 7 - Por Luiz Domingues

 

Já bem mais confiante de que independente de qual convidado chegasse eu não seria surpreendido violentamente, pois já estava mais ambientado ao mundo do Blues, a Magnólia Blues Band recebeu o guitarrista: Rodrigo Batello.

Muito comunicativo, se ambientou natural e tranquilamente, e até protagonizou um momento engraçado quando ficou repetidamente a ironizar o tecladista britânico, Rick Wakeman, sob um contexto onde se falou sobre tecladistas, e ele enfatizou que gostava de qualquer tipo de música, com exceção de Rick Wakeman, que alegara detestar...
"Tulsa Time" com Rodrigo Batelo e a Magnólia Blues Band.

https://www.youtube.com/watch?v=x9evcsSMQVY
O link para assistir no YouTube.

Bem, não penso igual e claro que como fã do Prog-Rock setentista, eu afirmo que gosto do Rick Wakeman, de uma forma ampla, com ressalvas a alguns trabalhos solos menos inspirados, mas aí, é difícil apontar um artista que não tenha cometido deslizes em carreiras longas.
"Worried Life Blues", um blues sensacional com Rodrigo Batello e a MBB em ação.

https://www.youtube.com/watch?v=hTtvKGtTZoM
O link para assistir no YouTube.

Enfim, no que interessa realmente aqui, a performance de Rodrigo Batello foi muito boa, exatamente como esperávamos, para tornar a noite do Quarta Blues, muito prazerosa.
"Texas Flood" com a participação do amigo, Cris Stuani na guitarra e voz.

https://www.youtube.com/watch?v=nnhZZ9Q5AqU
O link para assistir no YouTube.

Ainda nessa noite, dois amigos apareceram para participações inesperadas: Edu Dias (voz e gaita), e Cris Stuani (voz e guitarra).

Lógico, com tais acréscimos, melhorou-se ainda mais a qualidade da apresentação.
Aconteceu durante a noite de 26 de fevereiro de 2014. 

Ao dar-se uma pausa para o carnaval, a quarta-feira de cinzas não teve edição do projeto e a posterior, também não, por um impedimento operacional da casa, mas na outra semana, voltamos à carga. Foi no dia 12 de março de 2014, e desta feita o convidado se tratou do grande, Marceleza Bottleneck.
Foi mais um caso raro onde eu conhecia o convidado, pois se tratava de alguém de um outro mundo onde eu transitava normalmente que não o do Blues em exclusividade, como estava a lidar agora.
Marceleza era/é guitarrista da banda, Cracker Blues, que apesar de ser muitas vezes caracterizada como uma banda de Blues, mais transitava pelo mundo do Rock, sendo bastante presente em uma cena paulistana dos anos 2000, a fazer companhia de bandas como o Tomada, Baranga, Carro Bomba, e até o Pedra, em que eu fui componente. Então, eu já conhecia e detinha uma boa comunicação com ele, certamente.
"Little Red Rooster", com Marceleza a atacar com o seu bottleneck tradicional.

https://www.youtube.com/watch?v=gIjzhnox8Z8 
O link para assistir no YouTube.

Como o seu nome artístico sugere, a sua especialidade era (é) o uso do Bottleneck, ou slide, como queira o leitor, que se trata de um recurso muito usado no Blues e que solidificou tal influência no Southern Rock, e para ser mais preciso, se é possível escolher uma rotulação para o trabalho da "Cracker Blues", creio que a escola do Southern Rock é a que mais se encaixa para eles, se visto sob o viés do Rock.
"Key to the Highway" com Marceleza Bottleneck e a Magnólia Blues Band.

https://www.youtube.com/watch?v=7py-jHkVUn0
O link para assistir no YouTube.


Claro que foi uma noite marcada pela absoluta informalidade, com Marceleza a se colocar 100% à vontade com todos, ao cativar pelo seu astral leve, sempre a brincar e produzir alto astral.
A acompanhá-lo, esteve presente também o músico (guitarrista, cantor e compositor), Lincoln Baraccat. Ele não participou a tocar, mas interagiu bastante, com seu temperamento brincalhão, também.

Lincoln, para quem não sabe, é fotógrafo profissional, ilustrador, web designer e mantém trabalhos relevantes nesse campo, principalmente a cobrir shows internacionais. Mas ele tem também uma participação importante na história do Rock Brasileiro, ao ter inclusive assinado fotos promocionais de muitas bandas, caso da Patrulha do Espaço em seus anos iniciais, e com direito a fotos que entraram em capas e encartes de discos, de forma oficial.

Quando eu estava a atuar com a Patrulha do Espaço, o Rolando Castello Junior falava muito bem dele. Em dada ocasião, bem no começo de nossas atividades em 1999, eu cheguei a ir com o Junior à residência do Lincoln para tratarmos de uma possível sessão de fotos promocionais, mas um empecilho de última hora fez com que tal reunião não ocorresse, e por conseguinte, a sessão não tenha acontecido, mas já ouvia falar de seu trabalho, há muito tempo.
Nessa noite em que esteve no Magnólia Villa Bar, Lincoln fez vários clicks, naturalmente.

E mais uma surpresa ocorreu, quando apareceu na casa, a cantora, Anete Santa Lúcia, que subiu ao palco e mostrou o seu potencial com um vozeirão e tanto. Algumas semanas depois, ela seria a convidada oficial, naturalmente.
Da esquerda para a direita: Luiz Domingues, Kim Kehl, Alexandre Rioli, Anete Santa Lucia, Marceleza Bottleneck, Lincoln Baraccat, e Carlinhos Machado.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário