segunda-feira, 27 de julho de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 96 - Por Luiz Domingues


No Jornal "Ponto Final", que era distribuído gratuitamente para os usuários de ônibus das cidades da Região do ABC paulista, eis a resenha escrita pelo jornalista Vladimir:

" Seguindo a mesma fórmula dos antigos sucessos, a banda Patrulha do Espaço, lança seu novo CD, 'Chronophagia', após passar mais de dez anos sem nenhuma novidade. Em 1997, eles lançaram uma coletânea com três CD's , reunindo os sucessos da banda, desde os anos setenta.

O novo trabalho é independente e a produção ficou por conta do baterista Paulo Zinner. Quinze faixas, mais uma vinheta de bateria , estão muito bem produzidas, no estilo dos anos setenta.

A maior parte das composições e das músicas deste CD, foram feitas pelos novos integrantes, Luiz Domingues, Rodrigo Hid e Marcello Schevano, além do precursor da Patrulha, Rolando Castello Junior.

Vale apena conferir!"


Saiu no "Jornal da Liberdade", simpático semanário do bairro da Liberdade, centro de São Paulo:

"O Patrulha do Espaço volta ao cenário musical com um novo trabalho, para provar mais uma vez, que o brasileiro também sabe fazer Rock. E dos bons !

CD independente, ele vem assinado por Luiz Domingues, Rodrigo Hid e Marcello Schevano, os quais, juntamente com os outros integrantes do grupo, depositaram nele toda garra, vontade e dedicação, com a finalidade de reconquistarem público e crítica.

Que as gravadoras fiquem atentas, pois eles tem a certeza de que esse retorno é apoteótico".

A despeito das partes elogiosas a nos enaltecer, não dá para deixar de observar que o texto equivocou-se em um ponto crucial! Ao nominar os componentes da banda, a matéria citou apenas três, a omitir o Rolando Castello Junior, justamente o membro-fundador, e para piorar, deu a entender que havia outros membros, talvez obscuros, pasmem! Sem desmerecer o esforço em nos enaltecer, deixo a pergunta: aonde esse jornalista estava com a cabeça quando escreveu essa resenha?

E essa próxima, foi publicada em um fanzine de Londrina, Paraná, chamado: "Matéria Prima", assinada por um resenhista chamado, Paulão "Rock'n' Roll":

"A Patrulha do Espaço foi a banda que Arnaldo Baptista comandou, quando saiu dos Mutantes. Logo em seguida, ele pulou, e a patrulha continuou.

Existe uma caixa contendo 3 CD's com um encarte contando histórias verdadeiras e lendas misteriosas a respeito desta banda que consegue criar o melhor hard brasileiro.

Coube a Rolando Castello Júnior a nobre missão de pilotar a Patrulha. "Chronophagia" é seu novo lançamento.

Júnior reuniu a tropa de elite e construiu um álbum que resgata numa boa, a melhor musicalidade dos anos setenta.

A Patrulha tem a receita certa para o hard progressivo, reativaram um velho Hammond e a flauta ácida, colocando em atividade 15 faixas inéditas e reeditando "Sunshine" do Arnaldo, com Manito no sax.

A Patrulha mantém a fantasia intacta, alimentando os sobreviventes dos bons tempos e descobrindo para a nova geração, as raízes da nata do Rock".

Que pena que esse Paulão não escreve resenhas para órgãos de imprensa mainstream, não é mesmo? A despeito de sua forma simples de escrever, os dados e a percepção do que fora o álbum Chronophagia, e o significado dessa formação da Patrulha do Espaço, foram captados com fidedignidade. Nada como ser do ramo...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário