quinta-feira, 18 de junho de 2015

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 91 - Por Luiz Domingues


A gravação foi bastante corrida, pois estávamos usar o o feriado prolongado como um espaço cedido sob encaixe entre outros clientes do estúdio. Se pelo lado técnico, prevaleceria uma suprema dificuldade pela inadequação do estúdio, por outro, tivemos a sorte de contar com o "Kôlla" como parceiro, com ele a imprimir uma dose de paciência e alto astral incríveis, e assim, não deixar com que o ânimo ante a má condição do estúdio, nos desanimasse em hipótese alguma. Sem dúvida que foi mais sofrido e corrido do que a gravação do Chronophagia, mas foi também, o que melhor poderíamos fazer naquele momento.

Na parte artística, estávamos bem ensaiados, mas não tão afiados quanto na época da gravação do CD Chronophagia. As circunstâncias foram bem diferentes:

1) No bojo das dezesseis canções do Chronophagia, treze, foram da época do Sidharta, portanto, eu, Luiz Domingues; Rodrigo; e Marcello, as tocávamos desde 1998;

2) Em relação à safra do CD novo que estávamos a gravar, apenas três estavam bastante preparadas para a gravação, por serem canções que estavam presentes no set list regular dos shows.

3) Não tivemos muitos ensaios, por que ao contrário da fase do Chronophagia, nós havíamos engatado uma fase a cumprir muitos shows e viagens, que inviabilizaram a existência de ensaios exaustivos.

De volta a falar sobre o estúdio, muitas vezes tivemos que paralisar as tomadas por conta de cabos e/ou conexões de patches, que estavam a falhar ou a dar ruídos inadmissíveis. 


O "Kôlla" tinha que parar tudo, esquentar o ferro da solda e fazer emendas, reparos e coisas que em um estúdio com maior qualidade, jamais aconteceria. Entretanto, a impressão que tivemos, foi no sentido de que aquele estúdio fora montado nos anos setenta, e jamais obtivera uma manutenção, mínima que fosse. Para o mundo da música popularesca, cujos aspirantes a galgá-lo, costumavam  frequentá-lo costumeiramente, não fazia nenhuma diferença, mas para gravar uma banda de Rock, onde o padrão de qualidade de áudio é sempre fundamental, não reunia condições.
Resenhas misturadas sobre shows e o CD Chronophagia, que saíram em Sites da Internet, em 2001

E assim fomos a gravar e a enfrentar as adversidades, em meio a uma maratona contra o relógio, e contra a podridão reinante naquele ambiente...

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário