domingo, 17 de maio de 2015

Autobiografia na Música - Sala de Aulas - Capítulo 40 - Por Luiz Domingues

 

Realmente, a adesão de meus alunos ao Pitbulls on Crack, banda que iniciava os seus primeiros passos, foi instantânea, desde o primeiro show. E isso só foi a crescer, paralelamente ao fato de que a banda teve grandes oportunidades, de uma forma muito rápida, ao ficar pouco tempo no circuito mais abissal do underground da música profissional.

Nessa altura, eu já tinha criado um mural de anúncios na sala de aulas. Na verdade eu já vinha a perpetrar tal procedimento desde 1989, mas improvisadamente, anteriormente. Agora com uma sala ampla, apenas com essa finalidade, eu pude disponibilizar um mural, literalmente, onde passei a colocar expostos os anúncios promovidos pelos meus alunos. Tratou-se de compra e venda de instrumentos; equipamentos e acessórios; procura por músicos para formação de bandas; e principalmente, cartazes ou filipetas de shows de suas respectivas bandas, a tratar-se das suas ocorrências mais comuns. E eu apreciava muito promover esse intercâmbio, pois tal ação os unia muito, e como efeito natural, promovia mais ânimo para as aulas, ao dardo-lhes mais estímulos para estudar e progredir. E claro, no caso dos shows, uns passaram a prestigiar o show dos outros, o que foi ótimo para todos. 

A mudar de assunto, um outro aluno exótico que eu tive nessa época de primeiro semestre de 1992, vou ficar a dever o seu nome (por esquecimento, eu sinto muito), contudo, é preciso registrar algo engraçado ao seu respeito. No caso desse garoto  causou-me espanto quando ele trouxe um cartaz de sua banda para colocar no mural, para anunciar o show que fariam em um Bar. O nome da banda mostrou-se como um conglomerado gigantesco de letras, em sua maioria, consoantes, que não faziam nenhum sentido, e era impronunciável. 

Ao indagar o rapaz sobre o que significava e como se pronunciava aquilo, a explicação foi prosaica, mas fez todo o sentido... tratava-se do ruído onomatopaico de uma escarrada ! Como estética e como marketing, era um lixo de nome, sob qualquer parâmetro comercial e imaginável, mas devo reconhecer que foi extremamente criativo, ao menos como uma peça satírica...

Continua... 

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