quinta-feira, 21 de maio de 2015

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 260 - Por Luiz Domingues


Ao falar sobre a canção, "O Cometa", eu não a relacionei como uma das quais em que depositamos mais esperança, mas na verdade foi uma de minhas prediletas dentro dessa nova safra por um motivo muito simples : ela é nitidamente influenciada pelo Hard-Rock dos anos setenta, portanto, muito mais próxima da sonoridade que eu apreciava mais, como gosto pessoal. E sob uma análise fria, talvez não fosse a mais adequada para angariar a simpatia de quem analisava música como um "produto" de gôndola de supermercado, caso dos homens responsáveis pelas gravadoras majors, mas em minha ótica, tinha o seu potencial, certamente. 

A sua estrutura harmônica e melódica é bem adaptável ao padrão de pessoas não acostumadas às sonoridades do Rock, de uma maneira geral. Por ser uma peça versada pelo Hard-Rock, ficara até amena em sua agressividade inerente, portanto, tornava-se híbrida e passível em ser digerida portanto, por não Rockers, necessariamente. Bem, isso foi uma expectativa apenas, e não uma máxima científica, é claro. E havia um elemento a mais nessa equação : a letra da canção. O Beto mostrou-nos a sua primeira versão, e logo de início ficamos com a impressão que seria oportuno o tema que abordaria um assunto que em 1986, tomou conta da mídia. Tratou-se da "visita" do cometa de Halley, que cumprira a sua rota em torno de setenta e seis anos para aproximar-se do nosso planeta. 

Particularmente, a história do cometa era antiga em minha percepção, pois desde a infância eu convivia com essa perspectiva, visto que o meu avô materno costumava contava-me sobre como ele tinha tido a experiência de vê-lo em sua última passagem em 1910, quando foi um adolescente na ocasião etc. e tal. Quando eu fui criança, achava o relato do meu avô fascinante e mal podia esperar para chegar o ano de 1986, e poder ver com os meus olhos a presença do astro celeste, no entanto, quando aproximou-se de fato a data, o meu interesse pelo fenômeno astronômico havia diminuído substancialmente, todavia, claro que a perspectiva para ter uma música a abordar tal assunto, soou-me oportuna e dessa forma, contar com essa possibilidade, culminou em ser considerada um trunfo a mais nessa demo-tape. 

Na letra, o Beto levou a sua construção para algo a conter com um meio místico. Há pessoas que a interpretam quase como uma mensagem religiosa. De fato, contém algumas partes que eu não escreveria, pois também sinto um certo ranço nesse sentido, mas ele veio com a letra praticamente pronta e nós a acatamos da maneira como fora concebida originalmente por ele, Beto. Foi dessa forma, uma aposta no oportunismo que nortearia o ano de 1986.

Quando falamos sobre esse específico ano de 1986, basicamente o que o cidadão comum lembra-se ?

1) Copa do Mundo de 1986;
2) Araken o "showman";
3) O "Plano Cruzado e os fiscais do Sarney"
4) A aparição do Cometa de Halley... 


Musicalmente a falar, "O Cometa" lembra bastante o som do Whitesnake, principalmente em sua fase inicial de carreira, ainda bem calcado no som setentista e influenciado fortemente pelo melhor do R'n'B. De fato, a banda de David Coverdale atravessou a década de oitenta com dignidade, mesmo sendo fiel à uma estética que estava a ser violentamente desprezada, graças ao signo máximo oitentista de repúdio ao passado, via niilismo barato. Claro, em "O Cometa", há bastante influência de artistas como : Led Zeppelin, Bad Company e Free, bandas setentistas clássicas, em seu rol de inspirações básicas. Foi uma das primeiras músicas da nova safra do repertório, assim que o Beto entrou em nossa banda, ao final de 1985, e foi executada ao vivo logo no primeiro show dele como o novo vocalista d"A Chave do Sol em Santos / SP, no ginásio do Santos F.C., conforme eu já relatei com detalhes, vários capítulos atrás. Infelizmente, essa música cairia em uma espécie de limbo posteriormente, para sair do set list dos shows, e infelizmente para nunca ser gravada oficialmente em um disco. 

Portanto, somente existe essa versão proveniente da demo-tape gravada em de abril 1986, como registro de sua existência. Apesar de ser um áudio simples, sem muitos recursos, fico feliz que tenha conseguido sobreviver ao armazenamento inadequado de uma perecível fita K7 por tantos anos, e agora esteja salva em um CD, e disponibilizada no You Tube, com imagens, na forma de um promo, feito em 2011.

http://www.youtube.com/watch?v=SBCS5cVK4x0

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário