segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 220 - Por Luiz Domingues


Ainda falando sobre TV, no dia 30 de agosto, tivemos uma jornada dupla, em programas femininos. 

Logo de manhã, bem cedo, estávamos novamente lutando contra o sono, nos estúdios da TV Record de São Paulo. 


O compromisso era no programa "A Mulher Dá o Recado".

Apresentado pela simpática atriz, Márcia Maria, era o típico programa feminino, com muitas matérias sobre moda; maquiagem;
cuidados com o corpo/estética e cabelos; psicologia no enfoque feminino, e culinária & decoração etc.

Já havíamos participado desse programa anteriormente, e a entrevista havia sido conturbada, motivada pela falta de conhecimentos musicais da apresentadora, mas sobretudo
pelo fato de sua produção não ter lhe dado subsídios na ficha que tinha em mãos. 


Enfim, entendo perfeitamente que não fora sua culpa,
inteiramente. 


Desta feita, tínhamos o lançamento do EP para falar, além de shows, e um novo vocalista, Fran Alves, já que na aparição anterior, tínhamos Chico Dias no line up da banda.

Claro, num programa direcionado à um público nada aficionado do Rock, escolhemos a única opção mais palatável, que era "Um Minuto Além". 


A apresentadora, Márcia Maria, era simpática e solícita, sempre, mas desta vez, cometeu uma gafe, na hora em que me entrevistou. Ao iniciar sua fala, ela referiu-se à banda, como "Chave de Ouro"...ha ha ha... 

https://www.youtube.com/watch?v=hF84iZ2BVUU
O Link para assistir no You Tube

Bem que eu disse no começo da narrativa, que esse nome era inadequado para uma banda de Rock...

Quando iniciamos a dublagem, contudo, notamos um certo frisson dos cameramen, e de outros funcionários da produção. Pareciam incomodados com a duração da canção. 

Como apesar de ser uma balada lenta, tinha uma extensão acima
do padrão pop de músicas radiofônicas, no alto de seus cinco minutos, era mais um problema que teríamos doravante, tanto na TV, quanto rádios.

No período da tarde, enfrentaríamos outra maratona de TV.


Desta feita na TV Gazeta, participaríamos do "Mulheres em Desfile", outro programa feminino, e posso afirmar, ainda mais tradicional que o que fizéramos na parte da manhã, na TV Record.

Apresentado pela dupla, Yone Borges e Claudete Troiano, tinha a típica grade dos programas femininos, com uma boa audiência, ainda que para os nossos interesses, seria óbvio que a porção que arrebataríamos seria bem pequena.

Fomos muito bem tratados pela produção, sem dúvida, mas apesar disso, a espera para entrarmos em cena, foi longa, pelo fato do programa ser ao vivo, pediram que estivéssemos no estúdio, com uma hora de antecedência, mas estávamos na verdade, escalados para entrar no ar, bem mais tarde. 


Bem, como já disse muitas vezes, neste e em outros capítulos, sempre adorei bastidores de TV. 

O contato com outros artistas, inclusive de outras modalidades, era sempre estimulante para mim, fora as coisas engraçadas,
os improvisos, coisas malucas que acontecem atrás das câmeras...

E nesse dia, não foi diferente, com a possibilidade de assistirmos uma explicação minuciosa de um ginecologista falando sobre menstruação, e um confeiteiro que passou uma receita de bolo de coco, antes de nós sermos chamados a entrar em cena... 


Fomos introduzidos pelas apresentadoras, e fizemos a nossa dublagem. De novo, quando a música ainda estava na sua metade, os cameramen estavam ouriçados. 

Alguns faziam sinais para nós, cobrando-nos o término da música...

Que idiotas !! 

Não sabiam que estávamos dublando ?

Enfim, era claro que teríamos mesmo um problema, a ser enfrentado doravante em termos de TV e Rádio.

Por nossa falta de noção do mercado, com maior clareza, não era só a questão das músicas do novo disco serem peso pesado para o padrão popular do mainstream, mas a metragem delas, era proibitiva para os padrões desse métier.


https://www.youtube.com/watch?v=skTmNw3mK5g
O Link para assistir no You Tube

Enfim, foi bem desagradável para nós ver essa gente mal educada fazendo "sinaiszinhos" fora de propósito, mas uma luz vermelha acendeu na nossa cabeça. Era mais uma contrariedade que
teríamos por conta de nossas escolhas feitas no fim de 1984...

No dia 4 de setembro, estávamos novamente nos estúdios da TV Gazeta, desta feita para participarmos novamente do "Realce Baby", um programa onde já éramos habitues, e era sempre engraçado participar, principalmente pelas maluquices do Mister Sam.

Desta vez, dublamos "Segredos e "Ufos", duas músicas muito pesadas do disco, mas sem preocupação com a estética ou tamanho delas, pois era um ambiente muito mais propício para uma banda de Rock, e a liberdade que o Mister Sam nos dava, era total.


Desta vez, digno de nota, é que nos esquecemos de divulgar a nossa caixa postal, e o Sam nos se fez de rogado, abrindo o terceiro bloco do programa nos dando mais uns minutinhos, e na brincadeira, o Rubens o chamou de "pilantra", dentro do contexto da linha adotada pelo próprio Sam, é evidente...

Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=w7XMxNrb4_4

Finalmente, voltamos ao "Realce Baby" no dia 29 de setembro de 1985, com a clara intenção de reforçar a divulgação dos shows de lançamento do EP.
 

Link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=n3TBotg0Xwc

Nessa aparição, além de dublarmos uma música pouco divulgada desse disco, no caso, "Ímpeto", há de se mencionar o fato de que na edição da TV Gazeta, foi acrescentado um efeito psicodélico muito legal durante a execução da música.

Parecendo o programa "Beat Club", que causou furor nas décadas de sessenta e setenta, era anacrônico para os anos oitenta, é lógico, mas nem preciso dizer o quanto eu curti essa inserção totalmente surpreendente, para dizer o mínimo, na condição de inveterado fã da estética dessas duas décadas.

No vídeo acima, é preciso avisar que infelizmente a cópia original em VHS com a qual o preservamos, apresentava um corte brusco, portanto, quase a metade da música foi suprimida. Paciência...


Falo a seguir sobre programas de rádio, nessa fase de lançamento do EP.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário