domingo, 26 de outubro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 173 - Por Luiz Domingues

Fran Alves, nessa foto extraída da internet, em cena com sua ex-banda, o Ano Luz

O Fran era um artista muito centrado nos seus objetivos. Estava empolgado em ter entrado n'A Chave do Sol, e foi o elemento certo na hora certa, ao considerar-se que estávamos a apostar em um direcionamento para o Rock pesado. Contudo, as nossas características naturais, nunca foram nesse sentido, e mesmo ao imprimir mais peso no novo material que estava a ser composto, nós jamais soaríamos como uma banda puramente orientada pelo Heavy-Metal, nem que quiséssemos, pois não era a nossa vocação. 

Dessa forma, as músicas novas que estavam a ser preparadas, ganharam peso, mas nos riffs e arranjos, toda a nossa influência convergia para elementos do Jazz-Rock; Hard-Rock, e Prog-Rock setentistas, na sua maior parte. Não mensurávamos, mas estávamos a criar um problema para a nossa carreira, que no decorrer da narrativa, analisarei com bastante atenção, naturalmente. Entretanto, nesse momento inicial com o Fran, é claro que jamais poderíamos projetar algo diametralmente oposto aos nossos anseios. Pelo contrário, estávamos animados com a perspectiva em mudar o repertório, e com a inclusão do Fran Alves, e a contar com o seu potencial vocal adequado para tal demanda, julgávamos estar no caminho certo. 
Fran em ação com sua ex-banda, "Ano Luz", na Praça do Rock em agosto de 1984, em foto clicada pelo poeta Julio Revoredo, em pessoa.

Como pessoa, o Fran foi um Ser humano sensacional. A sua humildade cativou-me instantaneamente. Era muito correto, centrado e absolutamente convicto do que ambicionava na sua vida, portanto, foi o quarto remador importante, que agregáramos ao nosso barco, em meio ao mar revolto. Ensaiamos com bastante foco nas três primeiras semanas de janeiro, e com o rápido entrosamento que obtivemos, o Fran esboçou sinais de que estava apto, sem problemas. O primeiro compromisso com essa nova formação, seria na Praça Benedito Calixto, em um evento em comemoração ao aniversário de São Paulo.

Usamos esse show de choque, na Praça Benedito Calixto, como uma avant-premiére da estreia do Fran, na banda. O show ocorreu no dia 25 de janeiro de 1985, na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Foi em uma sexta-feira, mas feriado, logicamente, na cidade. Cerca de duas mil pessoas estiveram presentes na Praça, mas os organizadores mostravam-se desapontados, por consider um público fraco. De fato, em um dia ensolarado, sob muito calor; feriado em plena sexta-feira, e com diversos artistas a apresentar-se gratuitamente... poderia ter comparecido muito mais gente. Tocamos  em companhia de artistas como : Laura Finocchiaro; Os Inocentes; Jean & Paulo Garfunkel, e outros emergentes da cena mezzo Rock / mezzo "vanguarda paulista". O Fran mostrou muita personalidade, apesar de ter sido um show de choque,  portanto, muito curto. Contudo, já deu-nos uma amostra de que entrosar-se-ia quase instantaneamente à banda.


Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário