terça-feira, 23 de setembro de 2014

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 44 - Por Luiz Domingues



Eis a lista contida no encarte :

1) Sendo o Tudo e o Nada  - Som Nosso de Cada Dia

Realmente, havia muito do Som Nosso de Cada Dia, nessa canção Prog Rock, cheia de partes, e principalmente na parte final, com os backing vocals a ser cantados em falsete, sob uma vocalização com elementos da Soul Music, misturados em pleno Rock Progressivo. Quem melhor fizera essa junção impensável, do que o Som Nosso de Cada Dia ? 

2) Tudo Vai Mudar  -  Humble Pie / Steve Marriott

De fato, todo o conceito do Riff em que construiu-se o refrão, revelara-se muito condizente com o espírito do Rock branco e inglês do Humble Pie, e de seu guitarrista, Steve Marriott, cheio de influência do R'n'B negro e americano, em  contraposição...

3) O Ritual  -  Blind Faith

Essa música contém um mapa harmônico muito semelhante ao da canção, "Presence of the Lord", do LP único do Blind Faith. Convido o leitor a ouvir as duas e comparar.



4) Ser  -  Grand Funk Railroad 

A energia desse Hard-Rock é tanta, que caberia no "disco vermelho" do Grand Funk. Eu incorporei em demasia tal ideia, pois o "glissando" (efeito estilístico no qual o músico passa o dedo pela corda, a escorregar pelos trastes, sem preocupar-se em definir nota alguma, mas apenas a deslizar sobre várias, ao mesmo tempo), violento que exerci no disco (e sempre o reproduzi ao vivo), remeteu ao baixo do Mel Schacher, diretamente. Ouça e pense sob esse ponto-de-vista. 


5) O Novo Sim  -  Luiz Carlini 

Achávamos essa canção, a feição do Tutti-Frutti. Até a parte da flauta que remetia ao Jethro Tull, sob uma primeira leitura, na verdade uma influência do bom o velho Tutti-Frutti, do ótimo Luiz Carlini. 

6) Sunshine  -  Arnaldo Baptista

Hilário pelo fator inusitado, essa parecia mesmo com o som da Patrulha do Espaço em sua fase com o Arnaldo Baptista...



7) Retomada  -  Keith Richards 

Pensávamos sempre nos Rolling Stones quando tocávamos essa canção. Justa portanto, essa homenagem ao mestre, Richards. 

8) Céu Elétrico  -  Procol Harum

Poderia lembrar diversas bandas Prog-Folk, mas acredito que o som do Hammond levou-nos à delicadeza sublime do grande Procol Harum. 


9) Eu Nunca Existi  - Austin Powers

Essa foi uma sugestão irônica da parte do Rodrigo, da qual eu nunca apreciei em 100 %. Tudo bem, acho os filmes e o personagem, Austin Power, divertidos, mas não considero, outrossim, que tenha sido uma grande escolha, pois deixou uma indicação dúbia. Pareceu indicar uma ironia, e eu preferiria que tivesse seguido a linha das demais. Se fosse dedicada ao Iron Butterfly, ou Vanilla Fudge, teria sido mais conveniente, ao meu ver. 



10)  Alma Mutante  -  Yes

De fato, essa canção mantém elementos Prog-Rock, próximos da sonoridade do Yes, mas existe também uma convenção criada pelo Rodrigo, que por usar uma escala cromática, igualmente remete ao som do Wings. Tire as suas conclusões... 


11)  Nave Ave  -  Mutantes

Aqui também havia divergências. O Júnior achava a parte "A", super a ver com o trabalho do Elton John. Em vários shows, ele ao anunciá-la, chegou a brincar, ao dizer que tocaríamos "uma do Elton, a seguir". Eu por minha vez, achava similaridade com o Traffic. Na minha concepção, poderia estar em qualquer álbum daquela magnífica banda, na fase pós LP "John Barleycorn Must Die". Mas de certa forma, tinha algo dos Mutantes fase Prog-Rock, também.



12 ) O Pote de Pokst  -  Led Zeppelin

Aqui não houve dúvida. Uma balada épica com elementos folk; mesclados a um acento bluesy; com direito a improvisos, e com uma letra dotada de misticismo, magia etc. E nos shows, os improvisos geralmente arrancavam suspiros do público, com climas Zeppelineanos, fantásticos. Os meninos só não usavam o arco de violino nas guitarras, mas o clima era o mesmo. 


13) Spaced  - Timothy Leary

Essa faixa trata-se de um micro solo de bateria que a partir daí, tornou-se uma praxe nos discos da Patrulha do Espaço da nossa formação. Sempre que a sessão de bateria encerrava-se, o Junior pedia para o técnico gravar mais uma tomada, com ele sozinho a criar um solo. A ideia foi boa de fato, e a escolha do nome da canção, ao remeter à loucura, e também dubiamente ao caráter espacial da origem da nossa banda, também mostrou-se interessante. Quanto a homenagem, diante de tanta loucura, ninguém melhor que o velho Tim Leary para ser lembrado / evocado... 


14) Terra de Mutantes  -  Leon Russell

Aqui a impressão fora unânime : Leon Russell, fase Mad Dogs and The Englishmen, com certeza, e não discute-se mais isso !


15 ) Sr. Barisky (Admirável Sonhador) -  Paul McCartney

Bem, essa peça é uma típica canção "Beatle", não acha, leitor ? 


16) Epílogo - Cosmos

O Marcello quis algo diferente para representar essa música instrumental executada ao violão. Pensamos em Steve Howe, e tantos outros nomes plausíveis nesse caso, mas a decisão dele foi respeitada, e ficou mesmo para o "Cosmos" (não o do Pelé, tampouco o do Carl Sagan...).


Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário