quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 46 - Por Luiz Domingues


Arrumamos tudo e fizemos um bom soundcheck. Claro, em meio a um pequeno estúdio televisivo, não dava para tocar com a pressão sonora de um show de Rock, mas estava bem ajeitado para nós, com um som bom nos monitores. Caprichamos no visual e no uso dos aparatos, e isso despertou a atenção dos apresentadores, e de também dos telespectadores que manifestaram-se via chat de internet, artifício já a começar a ficar popular em 2000. 

O assunto em pauta na discussão com convidados, foi : "Política", e a banda interagiu com o Rolando Castello Júnior ao ser convidado a assim dar o seu depoimento sobre a juventude nos anos 1960 e 1970, em relação ao momento político daquela época etc e tal. Tocamos o tema, "Tudo Vai Mudar", inicialmente, com grande desenvoltura. Estávamos super afiados, a tocarmos regularmente desde março de 1999, e acabáramos de gravar o CD Chronophagia, portanto, em grande forma artística.

Abaixo, a performance de "Tudo Vai Mudar" :


Eis o Link para assistir no You Tube :

https://www.youtube.com/watch?v=BqhIC7KUdAs&feature=youtu.be

Foi uma excelente performance, com o trabalho a soar coeso, mediante uma grande desenvoltura musical, e sobretudo, com a firmeza típica que espera-se em uma apresentação de TV, onde o recado tem que ser muito contundente.

Ao intercalar com a entrevista dos outros convidados, também fomos entrevistados. Claro, o assunto : "origens da Patrulha + Arnaldo Baptista", veio à tona, com o Júnior a ter que lidar com essa pergunta inevitável e muitas vezes enfadonha, pois o foco teria que ser sobre o trabalho atual a sair do forno, mas os pauteiros do jornalismo em geral só enxergavam a Patrulha do Espaço, basicamente pelo viés do Arnaldo Baptista, em torno da sua curta participação na banda, com apenas oito meses entre 1977 e 1978. 
Paciência... esse foi um ônus que o Rolando Castello Júnior sempre pagou ao longo da carreira toda da Patrulha do Espaço, e é um estigma difícil para livrar-se. 

Ouça abaixo a banda a executar a canção, "Sunshine": 

A segunda música que tocamos, foi : "Sunshine", com outra ótima performance. Destaco os bonitos desenhos que o Rodrigo criou, para ornar muito bem a canção, com a ação perpetrada pela sua guitarra.


Eis o Link para assistir "Sunshine" no You Tube :


https://www.youtube.com/watch?v=CChSuzSu6Ew


Depois dessa, tocamos : "Ser", com um peso incrível, e uma novidade especial para essa apresentação : por sugestão do Júnior, o Rodrigo fez uma intervenção com timbales, durante o solo do Marcello, para chamar a atenção dos câmeras, que o enquadraram bem, nesse momento.  
"Ser", nessa aparição na TV Cultura de São Paulo

Eis o Link para assistir no You Tube :


https://www.youtube.com/watch?v=SQfulR_HOhc


Através de uma abordagem direta comigo, os apresentadores do programa perguntaram-me sobre o nosso visual; os adereços sobre os amplificadores, e principalmente a respeito da enigmática foto do Dr. Timothy Leary, exposta em um porta-retratos colocado sobre o órgão Hammond. Mesmo com pouco tempo, e em meio a um programa direcionado a um público adolescente, que evidentemente não entenderia as minhas explicações, eu prestei o meu depoimento da melhor forma que pude, naquela circunstância sob tempo escasso. 

A quarta canção foi "O Ritual", nosso "momento Blind Faith"... 

Abaixo, "O Ritual" :

Eis o Link para assistir "O Ritual" no You Tube :


https://www.youtube.com/watch?v=B14cr-YdokA


Com a ida de Rodrigo aos teclados e Marcello à guitarra, essa troca de instrumentistas sempre impressionava e tínhamos a certeza de que isso multiplicava-se em termos de público telespectador.
Acima, o programa na íntegra, com as entrevistas com a banda e a música, "Nave Ave" cortada, pelo final da atração.

Eis o link para assistir no You Tube :
https://www.youtube.com/watch?v=q4j6Q0SOIwY
 

De fato, algumas manifestações vieram pelo chat, e uma dessas, chamou-nos a atenção, vindo de um rapaz de Avaré, cidade do interior de São Paulo. Foi um rapaz chamado, Dárcio, e ele era presidente de um dos maiores fã-clubes dos Mutantes do país. Segundo as suas próprias palavras, havia ligado a TV à esmo, e levara um susto com a presença da Patrulha do Espaço no programa, pois nem imaginara que a banda havia voltado, e ainda mais com toda essa proposta em torno do resgate total das raízes 1960 / 1970, até no visual, diga-se de passagem.
Versão on line da entrevista para o "Estadão" em 3 de maio de 2000

Pois que ele ficou tão entusiasmado que passou a acompanhar-nos com vivo interesse dali em diante, e até contatos para a realização de shows, arrumou para nós, graças aos seus contatos na cidade de Avaré / SP. Falarei sobre isso, oportunamente. Para encerrar, a nossa apresentação, tocamos a canção : "Nave Ave", mas o programa acabou, e na verdade, mal foi possível chegarmos na parte "B" da música, pois os caracteres começaram a subir no teleprompter, e assim que o programa saiu do ar, os técnicos sinalizaram para pararmos a execução da canção. Foi uma ótima performance, e no ônibus da TV Cultura, a voltarmos para a residência do Rodrigo, onde guardamos todo o equipamento, fomos a conversar sobre o grande dia que tivéramos, com direito a uma matéria de grande porte no Caderno 2, do  Jornal "O Estado de São Paulo", e exibição ao vivo na TV Cultura.

Continua... 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário