segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 22 - Por Luiz Domingues

Rolando Castello Junior e Paulo P.A.Pagni no estúdio dele, P.A. e que foi o nosso QG, entre agosto e novembro de 1999

Seguiu-se a esse show ao ar livre na porta do Bar Fuzzy's, um período de ensaios que seguiram com todo o empenho, até meados de dezembro de 1999. Nesse ínterim, fizemos as primeiras fotos promocionais mais categorizadas enfim, pois a sessão realizada anteriormente foi amadorística, e nenhuma foto sequer foi aproveitada por falta de qualidade técnica, ou simplesmente por mostrar-se sem condição alguma, sob o ponto de vista estético. Nesse material fotográfico proscrito, parecemos um grupo de sujeitos mal fantasiados como hippies dos anos 1960, prontos para participar de um baile à fantasia com teor temático.

Nessa segunda sessão fotográfica, que aconteceu em setembro, fomos a um estúdio localizado na Rua Nova York, no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo. Esse fotógrafo (chamado : Moa Sitibaldi), foi providenciado graças a um contato da Claudia Fernanda, namorada do Júnior, que nesta altura, estava a trabalhar como produtora da banda. Ela tinha contatos no mundo das Artes Plásticas, pois trabalhava na produção de eventos dessa natureza, como exposições; vernissages, instalações etc. 


As fotos ficaram boas, e foram usadas muitas vezes em publicações que a banda anexou ao seu portfólio. Não havia perspectiva de um novo show em curto prazo. A próxima data agendada seria no Centro Cultural São Paulo, mas apenas em dezembro. Então, nesses meses de setembro, até o início de dezembro, pudemos afiar bem o repertório antigo da Patrulha do Espaço, e trabalhar forte nas músicas novas. 
 
Vários ângulos da "batcaverna" do P.A., onde ensaiamos no segundo semestre de 1999

Isso foi fundamental para chegarmos muito afiados aos shows de dezembro (seriam dois dias no Centro Cultural São Paulo), e principalmente no estúdio, em janeiro de 2000, onde gravaríamos o primeiro álbum com essa nova formação, e primeiro disco com músicas inéditas da Patrulha do Espaço, desde 1985. Foram tempos difíceis, financeiramente a relembrar, pela escassez de shows nesses meses, todavia tempos produtivos pela oportunidade de ensaiarmos bastante. 
Na porta da casa do P.A., com as presenças queridas de amigos em comum, nossos e do P.A. : O saudoso guitarrista, Hélcio Aguirra, e o percussionista, Nobuga

E nessa fase em que estávamos a ensaiar no estúdio do P.A. (Paulo Antonio, do RPM), localizado no bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, houve uma sinergia muito forte com o espírito dos ideais fomentados na época do Sidharta, pois usáramos bastante essa mesma sala de ensaio para compor e aprimorar aquelas canções novas, que agora seriam defendidas pela Patrulha do Espaço. Ali, que houvera sido o QG do Sidharta na maior parte do tempo, o ambiente hippie foi adequado para a atmosfera que buscávamos através dessa nova identidade que imprimiríamos na Patrulha do Espaço.
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário