segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Autobiografia na Música - Patrulha do Espaço - Capítulo 21 - Por Luiz Domingues


Após essa boa estreia, confiantes e animados, prosseguimos a ensaiar, agora sem a pressão inicial em torno do primeiro show, e a começar a criar material inédito e fora do material herdado do Sidharta. Lembro-me que ainda no mês de agosto, o Marcello disse-nos que estava com algumas ideias para um tema progressivo, cheio de partes.

Marcello Schevano no ensaio da Patrulha do Espaço, no estúdio do Paulo "P.A. Pagni, baterista do RPM, e onde a banda formatou a pré-produção do CD Chronophagia, ao ensaiar a partir de agosto de 1999

Começamos a trabalhar nesse tema, que deu sim, bastante trabalho, pois a cada trecho que mostrou-nos, paramos para arranjá-lo coletivamente. 
Rodrigo Hid ao pilotar os teclados, desta vez, no estúdio do Paulo "PA" Antonio

Foi de fato a primeira música nova criada pela formação, sem contar a herança do Sidharta, como já salientei. Recebeu o seguinte título : "Sendo o Tudo e o Nada", uma complexa suíte progressiva, bem influenciada pelo Yes, e bandas italianas como PFM e Banco, principalmente. Mas a despeito dessa animação com o material estar a mostrar-se bom, após o show do Fofinho Rock Club, ficamos sem datas agendadas, e o Júnior que estava abatido pelo problema familiar que tivera recentemente, estava sem forças para movimentar-se nesse sentido de agir como um empresário da banda. 

Somente alguns dias depois, foi que surgiu um convite, mas não revelou-se nada muito animador. Uma casa noturna localizada na Vila Prudente, bairro da zona leste de São Paulo, estava a organizar um show ao ar livre, com um palco montado na sua rua. Seria tudo legalizado e apoiado pela prefeitura, portanto com uma infra-estrutura razoável em termos de som; palco e iluminação etc. E por extensão, abriu-se concomitantemente a possibilidade para agendar-se um show completo em suas dependências, ao oferecer-nos a sua bilheteria, em uma ocasião próxima futura. Como vivíamos tempos difíceis, aceitamos tocar nesse micro-festival, gratuitamente, na esperança de podermos agendar um show remunerado, posteriormente. E assim, tocamos na tarde de um domingo, dia 5 de setembro de 1999, em frente ao bar : "Fuzzy's", na Vila Prudente, zona leste de São Paulo.

Lembro-me de haver cerca de cem pessoas presentes apenas, apesar de ser gratuito, infelizmente. E a outra atração, foi : "Os Ostras", uma banda que ostentara uma certa fama entre os telespectadores da MTV, no final dos anos noventa. Apesar de pouco público, o som no palco e no P.A. esteve razoável. O show até que foi bem, com uma energia positiva. Na verdade, foi um "show de choque". Damos esse nome para shows curtos, e inseridos sob um contexto de vários artistas a apresentar-se sucessivamente no mesmo palco, em um evento só. 

Lembro-me de que apesar de ser um show curto, tocamos músicas de teclados também, tais como : "Sexy Sua" e "Sunshine". Digno de nota, também teve a presença da banda : "Big Balls" do guitarrista, Xando Zupo, que nessa época apenas tocava covers. Lembro-me deles executar músicas do Deep Purple, por exemplo, além da presença de outras bandas formadas por garotos, infelizmente irrelevantes em um contexto maior da música. E o show prometido nas dependências da casa, a ser marcado a posteriori, nunca aconteceu...


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário