domingo, 3 de agosto de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 158 - Por Luiz Domingues

Na manhã de quarta-feira, precisávamos estar nos estúdios da TV Record, de São Paulo, pontualmente às 8:00 h. da manhã. 

Participaríamos do programa "A Mulher dá o Recado", típico programa feminino matinal, mas que abria espaço para aparições de bandas independentes, além dos tubarões das "majors". 

Nunca me canso de dizer que se detesto a década de oitenta por diversos aspectos, devo reconhecer que nessa época, havia ao menos locais para tocar, e abertura na mídia mainstream, ainda não totalmente corroída pela máfia do jabá...

Achávamos que era válido nos apresentarmos em programas femininos e não exatamente especializados em música, e muito menos no Rock, porque era uma oportunidade de expansão, atingindo um tipo de público diferente.

De fato, continuo pensando assim. Acho muito válido aparecer em programas de TV não necessariamente especializados em música. 


A apresentadora, era a Márcia Maria, uma atriz que fora bem famosa nas décadas de sessenta e setenta, e que agora estava "atacando" numa nova função.

A música que dublamos, foi "Luz". 


Era uma escolha única, pois só tínhamos o compacto na ocasião, e o lado B do disco tinha "18 horas", uma música instrumental e longa, portanto inadequada para o formato de dublagem na TV.

A entrevista foi trivial como se poderia esperar de um programa dessa natureza e dessa forma, só o básico foi relatado na mini entrevista promovida por ela. 


Claro, o curioso ficou por conta de Chico Dias ter que dublar a voz do Rubens, presente no disco. Não tínhamos outra alternativa, submetendo-o à esse constrangimento, pois não havia cabimento em nos apresentarmos sem a presença dele, Chico, pois estávamos forjando uma nova imagem como quarteto. E dentro dessa perspectiva, já tínhamos feito fotos promocionais novas (clicadas pelo amigo Carlos Muniz Ventura, que depois se tornaria fotógrafo profissional), inclusive. 

Aliás, cabe o parênteses, é dessa sessão de fotos que saiu uma foto publicada na revista "Mix", posteriormente, sobre o universo de instrumentos e equipamentos musicais, onde o Rubens foi entrevistado, e sua imagem foi recortada dos demais, pois havia destacado-se ao dar um pulo muito alto, parecendo o Pete Townshend...

Voltando ao programa, infelizmente eu tenho a cópia preservada em VHS, mas está muito comprometida pela ação do tempo. Digitalizei assim mesmo, mas não tem condições de ser postada no You Tube, pois é irritantemente ruim, com problemas de rotação, inclusive.

Tentarei, por outro lado, aproveitar de alguma forma os poucos takes razoáveis de tal vídeo, e quem sabe utilizar em algum promo, só com alguns "frames", no futuro.

Aparecemos no programa "A Mulher dá o Recado", da TV Record de São Paulo, na manhã do dia 24 de outubro de 1984. 


Saindo dali, o próximo compromisso seria só para a dupla Rubens e Chico Dias, porque tínhamos um acordo interno na banda, onde entrevistas de rádio, seriam feitas só por uma dupla representando-nos.

Isso porque geralmente, era inútil a participação de todos, para o desenvolvimento da conversa. E como da última vez que participáramos do programa "Balancê", da Rádio Excelsior, a dupla participante fora a formada por eu, Luiz Domingues e José Luis, no revezamento acordado, era a vez de Rubens e Chico Dias.

Portanto, ao meio-dia dessa quarta-feira, lá estavam eles representando a banda, e divulgando o show de logo mais a noite no teatro Lira Paulistana...

Essa nota no Jornal da Semana, foi publicada no domingo, dia 21, mas o nosso show no Lira só aconteceu na quarta, dia 24 de outubro de 1984

Continua...



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário