terça-feira, 17 de junho de 2014

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 9 - Por Luiz Domingues

No início de 2005, o Xando já movimentava-se para colocar a banda no rumo da gravação do primeiro CD. E o primeiro passo foi apresentar-nos ao Renato Carneiro, um excepcional técnico de som, e que gravara o Big Balls nos anos noventa, no estúdio Mosh. O Renato trabalhava há muitos anos a operar o som de duplas sertanejas famosas, ao vivo. Havia trabalhado com Christian & Ralf, e naquele momento, estava há quase cinco anos com Zezé Di Camargo e Luciano.

Outra possibilidade muito boa, seria poder contar com o Renato Carneiro eventualmente, também, como técnico de som de nossos shows ao vivo. Começamos a sonhar com essa possibilidade e havia outra possibilidade ainda mais animadora que seria a de contar também com um outro técnico de alto nível, também chamado Renato, Renato Sprada para ser preciso. 

Igualmente veterano, e com enorme experiência no campo da sonorização ao vivo, foi técnico de som d'O Terço nos anos setenta (na fase dos LP's "Criaturas da Noite" e "Casa Encantada"); excursionou com Gonzaguinha no auge da carreira dele, incluso a turnê onde o grande, Luiz Gonzaga, pai de Gonzaguinha, excursionou junto. Naquele momento de 2005, estava fixo com o cantor / ator, Fábio Jr.

Os dois Renatos, ambos magos dos botões... grandes técnicos de áudio ! De camiseta esverdeada, Renato Carneiro, e de preto, Renato Sprada. Início de 2005, em foto de Grace Lagôa

Com a volta dos ensaios, e o surgimento de mais músicas, estávamos a fechar arranjos, e a prepararmo-nos para a gravação.
Com o Rodrigo a criar ótimas intervenções aos teclados, e Xando e Tadeu Dias, a entender-se bem nas guitarras.

Notávamos, no entanto, que o baterista, Alex Soares, parecia economizar um pouco nos seus arranjos pessoais. Falávamos para ele ousar um pouco mais, mas ele alegava estar a tentar padronizar a sua bateria em um patamar mais Pop, propositalmente.

Foto de Grace Lagôa, da sessão de gravação do primeiro álbum do Pedra, início de 2005

Claro que o Pedra nasceu com a mentalidade em estar aberto ao Pop, mas o Alex demonstrava ter outros parâmetros sobre o que deveria ser considerado como algo comercial. E outro ponto que hoje é fácil para ser visualizado, mas era obscuro na época : o distanciamento que o guitarrista, Tadeu Dias, estava a demonstrar. Faltava aos ensaios com frequência nesse período (início de 2005), ao alegar ter dificuldades com os seus compromissos assumidos com o cantor, Simoninha. De fato, havia viajado para a França com ele nessa época, mas logo voltara para o Brasil.



Essa súbita mudança de comportamento fora incompreensível, contudo, pois nos primeiros ensaios, entre outubro e dezembro de 2004, ele comparecia com assiduidade e pontualidade. Mostrava-se animado nos ensaios, a contribuir com ideias, e a esforçar-se para dar o melhor de si à banda.

Na sala de estar da residência do Xando Zupo em 2005, ao olharmos fotos históricas da carreira de Grace Lagôa, e ainda com Tadeu Dias sorridente, e a fazer parte de nossa banda...

Ele era muito brincalhão, e fazia-nos rir de suas piadas e imitações etc. Portanto, não havia indícios de que estivesse insatisfeito, tampouco distante.


Mas logo no início de 2005, mudou o seu comportamento, bruscamente. No início, claro que não percebíamos isso. Uma primeira ausência deu-se por conta de sua viagem para Paris; outra vez, por uma gravação de um especial do Simoninha para a MTV; seguido de constantes problemas alegados com o automóvel. Enfim, começaram a suceder-se as faltas, mas atribuíamos isso aos compromissos dele com Simoninha, e a fatalidade em ter problemas com seu carro, fatalidade que pode ocorrer para qualquer pessoa.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário