domingo, 2 de março de 2014

Autobiografia na Música - Sidharta - Capítulo 7 - Por Luiz Domingues




Então fomos conversar com o baterista, Marquinhos Almada. Ele mostrou -se receptivo no primeiro instante, mas depois a conversa foi pôs-se a afunilar-se em torno do Hard-Rock, e aí percebemos mutuamente que fatalmente entraríamos em um conflito inevitável no futuro, porque o Sidharta pretendia ser uma usina de sons variados e aberto a várias tendências, e não só o Hard-Rock. Continuamos então a pensar em outros nomes. Nosso amigo, o baterista, Paulo Thomaz, então no "Cheap Tequilla", e hoje no "Kamboja", sugeriu o nome de Alex Soares.
Ele houvera sido baterista do Big Balls, banda do guitarrista, Xando Zupo, e ex-aluno do próprio, Paulo Thomaz. Contudo, estava sumido do meio, e o Paulo prontificou-se em descobrir o seu paradeiro. Não conseguiu achá-lo, mas quase sete anos depois, eu estaria a ensaiar nos primeiros momentos do Pedra, com ele... 

Enquanto esperávamos o contato do Alex Soares, que na verdade, nunca chegou, pensamos também em Tibério Corrêa, por ser um músico que era egresso dos anos 1960 / 1970, e certamente haveria por entender a nossa proposta, com propriedade. Mas também ponderamos que ele estava envolvido demais com o Heavy-Metal oitentista do Harppia, sua banda, e talvez tivesse perdido o contato com as raízes. Prosseguimos a ensaiar, e compor entre os três. A primeira música que compusemos juntos, tratou-se de uma ideia original de minha parte, que eu tinha composto ao violão, e o Rodrigo empreendeu vários melhoramentos em sua estrutura. 


Ainda sem nome definido, nem letra, tratara-se de um tema na linha da Soul Music, bem setentista, com muito a ver com a cultura do "Blaxpoitation". Informalmente, nós a apelidamos Como : "Jackson Five". A segunda canção a ser composta, foi uma ideia do Rodrigo.
Um Rock, que eu colaborei ao escrever a letra, chamado : Retomada", que evocava aquele momento bonito de religação com o ideal Woodstockeano. Lembrava bem o Rock brasileiro setentista, talvez sob a aproximação com o som do Bixo da Seda, ou d'O Peso. Uma terceira canção foi composta pelo Rodrigo, e lembrava demais o Led Zeppelin, por diversas nuances. Balada pesada ao estilo de canções dessa banda, tais como :"The Rain Song", ou "Ten Years Gone", por exemplo. Ele a batizou com um nome um tanto quanto esotérico, mas também, lisérgico : "O Pote de Pokst". Essas foram as primeiras, mas logo surgiram outras, ainda em 1997.
Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário