sexta-feira, 21 de março de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 95 - Por Luiz Domingues

Escolhemos o estúdio Mosh, para gravar o nosso primeiro disco oficial, o famoso compacto. Nossa sorte, digamos assim, foi que o Mosh era um estúdio relativamente novo nessa época, e longe do status que alcançaria ainda nos anos oitenta, quando consolidou-se como um dos principais estúdios do Brasil, responsável pela produção de grande parte da música mainstream, durante a década de noventa. Nessa época, o Mosh operava em uma casa ampla, antiga residência, localizada na Rua Coronel Melo de Oliveira, na Vila Pompeia, zona oeste de São Paulo.

Marcamos as sessões para o final de janeiro, pois eu teria um pequeno hiato de shows com o Língua de Trapo. Estávamos afiados para o estúdio, com as duas músicas que gravaríamos, absolutamente ensaiadas. Em "Luz", contaríamos com o reforço de duas vozes femininas convidadas para o backing vocals : Soraia Orenga e Rosana Gióia.
A Soraia foi uma garota que conhecemos no início de 1983, quando estávamos a cumprir temporada no Victoria Pub. Em meio às crises de ego e posterior saída da vocalista, Verônica Luhr, chegamos a cogitar que a Soraia fosse a substituta, mas a predileção era mais para a MPB, e assim, não deu certo essa aproximação. Lembro-me que conversas com ela aconteceram nesse sentido e também dela ter ido assistir-nos no Victoria Pub. Quanto à Rosana Gióia, a irmã caçula do Rubens, também sempre quis cantar. Mas por ser adolescente, e muito nova nessa época (quatorze para quinze anos de idade), houve um claro desestímulo da família nesse sentido, e o Rubens, apesar de dividido, adotou a postura em não forçar nenhuma situação adversa, para não criar conflitos com os seus pais etc. Mas como haveria por ser uma participação simples no disco, apenas a fazer backing vocals, tanto a Rosana Gióia, quanto Soraia Orenga compareceram, e deixaram as suas respectivas colaborações.
Gravações de Backing vocals na música "Luz", estúdio Mosh, janeiro de 1984. Da esquerda para a direita : Zé Luiz; Soraia Orenga; Rubens; Rosana Gióia, e eu, Luiz Domingues.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário