quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 62 - Por Luiz Domingues


Antes de falar sobre a nossa primeira aparição na TV (fora a fortuita e microscópica aparição no programa "Comando da Madrugada", do jornalista Goulart de Andrade em 1982, cujo relato está lá para trás nesta narrativa), na "Fábrica do Som", da TV Cultura, preciso mencionar mais um fato ocorrido nesse ínterim.

Assim que perdemos a Verônica e passamos um período tentando nos adaptar para tocar em bares com o Rubens e o Zé Luis cantando, nem chegamos a procurar com grande afinco um(a) novo(a) vocalista. Mas o fato, é que surgiram duas garotas interessadas, e nós chegamos a realizar testes.

Uma delas, se chamava Soraya e a outra, Regiane. 


A Soraya era conhecida da irmã do Rubens, e chegou a nos ver tocando no Victoria Pub, ainda com a presença da Verônica.

Quanto à Regiane, sinceramente não me lembro qual foi o elo de ligação que a aproximou de nós. 

Nesta foto recortada, Soraya gravando backing Vocals na música "Luz", em janeiro de 1984, como convidada especial

A Soraya era loira, bonita e tinha uma boa voz. Não era um potencial vocal exuberante como o da Verônica, mas tinha condições de ser vocalista da Chave do Sol, certamente.

A Regiane era morena, e não tinha o mesmo potencial da Soraya, embora eu não possa afirmar que fosse ruim. Talvez lhe faltasse punch para ser vocalista de uma banda de Rock, e seu negócio fosse cantar MPB mais intimista, de dinâmicas leves.

Nenhuma das duas no entanto, se empolgou com A Chave do Sol naquele momento, que era crítico para a banda, pela falta de melhores perspectivas. E nem nós por elas, pois não pareciam serem adequadas para a banda.

A Soraya cantara antes em duas bandas cover pela noite : "Ferro Velho" e "Alhures". E a Regiane, no "Super Bastião", todas evidentemente obscuríssimas.

Nunca mais tive notícias da Regiane, mas a Soraya ficaria um pouco mais na história da Chave do Sol, pois em janeiro de 1984, participou da sessão de gravação dos Backing Vocals da música "Luz", que gravamos para o nosso primeiro compacto simples.

Ela está nos créditos da ficha técnica do compacto, assim como Rosana Gióia, irmã do Rubens, que também cantou.

E assim foi a quase entrada de uma nova vocalista, ainda no primeiro semestre de 1983.



Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário