sábado, 28 de dezembro de 2013

Autobiografia na Música - Pedra - Capítulo 2 - Por Luiz Domingues

Sim, a hipótese da música própria que citei anteriormente (a parceria entre Xando Zupo & Patrulha do Espaço), ser regravada pelo Pedra, foi ventilada logo no começo, mas chegamos à conclusão de que o material novo que estava a ser composto, deveria predominar (leia toda a história dessa parceria entre Xando Zupo & Patrulha do Espaço, para o seu disco solo, "Z-Sides", lançado em 2003, no capítulo dos "Trabalhos Avulsos, no arquivo deste Blog). Mais tarde, por ocasião das gravações do CD Pedra II, foi lembrada de novo, mas o repertório já estava praticamente definido.

A música "Livre como você" é muito boa, mas particularmente, eu acho que música gravada não deve ser regravada. Ela já está lá naquele contexto de 2003, e não vejo o por quê em colocá-la em outro álbum, com outra roupagem. A música, "Trampolim" do disco . "Missão na Área 13" da Patrulha do Espaço, por exemplo, foi sugerida várias vezes como opção de regravação pelo Rodrigo Hid, seu autor. Mas eu sempre votei contra, exatamente a seguir a mesma linha de raciocínio. Então, poucos dias após ter desligado-me oficialmente da Patrulha do Espaço (comuniquei a minha decisão ao Júnior em 6 de setembro de 2004), ficou acertado que ainda faria um último show marcado em outubro (em São Carlos, no interior de São Paulo, no diretório acadêmico do campus da USP, naquela cidade).  E cerca de duas semanas depois desse comunicado, recebi o telefonema do guitarrista, Xando Zupo, a convidar-me para um novo projeto que estava a iniciar. E antes que eu formulasse algum juízo de valor, já disse-me que seria algo aberto a várias tendências, e não fechado no Hard-Rock. Disse-me que já tinha cinco ou seis músicas prontas, e um guitarrista além dele; baterista; vocalista, e se eu entrasse na banda, ainda pensava na hipótese em colocar um tecladista nessa formação.

Apesar de estar cansado e descrente na música, após tantos dissabores e também pelo somatório da carreira, além dos quarenta e quatro anos de idade a pesar sobre os ombros, fiquei contente com a lembrança dele em ligar-me e convidar, e nesses termos resolvi ir, para conhecer melhor o projeto. Ele já estava a ensaiar há uns dois ou três meses, e sua escolha inicial para o baixo, houvera sido o Fabio Mulan, com quem tocava há anos na noite paulistana, em trabalhos cover. Mas o Fabio não ficara, e daí, ao saber através do Marcello Schevano, que a Patrulha do Espaço estava a dissolver-se em sua formação Chronophágica, arriscou abordar-me.

Foto promocional do Big Balls, de 1996. Alex Soares é o primeiro a direita, com as mãos na cabeça.

O baterista era o Alex Soares. Muito bom músico, e companheiro na banda autoral que tiveram em 1996, o Big Balls.

                        O ótimo vocalista, Marcelo "Mancha"                

Marcelo "Mancha", era o vocalista. Cantor versátil e experiente também da noite, tocou covers com o Xando, por anos. Ele cantou em várias faixas do disco solo do Xando, "Z-Sides", inclusive na versão de "Must Be Love", canção do James Gang, que a Patrulha do Espaço atuou a tocar.

                         O excelente guitarrista, Tadeu Dias

E na outra guitarra, Tadeu Dias, experiente side-man do Simoninha, e vários outros artistas desse ambiente da gravadora "Trama". Um bom time, sem dúvida, e capaz de fazer um som de nível excelente. Isso animou-me, além do fato de não estar fechado na ideia de ser apenas Hard-Rock. Os ensaios começaram a partir de outubro de 2004.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário