domingo, 29 de dezembro de 2013

Autobiografia na Música - A Chave do Sol - Capítulo 34 - Por Luiz Domingues

Como eu tenho vários fatos a contar sobre esses shows no Victoria Pub, mas sem relacionar ao dia específico de cada ocorrência, falarei sem essa preocupação cronológica. Que fique subentendido que aconteceram durante esses quatorze shows que fizemos ali, entre 1°de fevereiro e 6 de abril de 1983.

1) Primeiro foi o convívio com o pessoal do Fickle Pickle. Logo que entramos no Victória Pub, a primeira pessoa que reconheci, foi o Catalau. Eu o conhecera em 1980, por ele ser amigo dos membros do Terra no Asfalto, minha ex-banda cover, e amigo de vários amigos em comum daquela turma de freaks que habitavam o bairro das Perdizes, na zona oeste de São Paulo.

A famosa pensão "São Geraldo", no bairro das Perdizes, local em que Geraldo "Gereba" e Wilson Canalonga Junior moravam, e onde muitas reuniões do Terra no Asfalto aconteceram...

Lembro-me em tê-lo conhecido em uma tarde no quarto de pensão onde Wilson e Gereba dividiam como moradia na Travessa São Geraldo. Ele estava lá com uma guitarra Fender Telecaster em mãos e foi naquela fase onde já sabíamos que o guitarrista, Fernando "Mu", sairia da banda. 

Chegou-se a cogitar a entrada dele na banda, para tal banda ficar então estabelecida mediante uma formação com três guitarras. Mas isso não avançou, e ele culminou em não entrar. Alguns meses depois, eu e Paulo Eugênio fomos visitá-lo em seu apartamento da Rua Ministro Godoy, nas Perdizes. Foi uma fase de reformulação da banda, mas que não deu certo novamente, pois o Aru Júnior estava a voltar dos Estados Unidos e assumiria a vaga deixada pelo Gereba, que mais uma vez esteve a viajar para o Nordeste. Mas isso eu revelo no capítulo do Terra no Asfalto, detalhadamente e no momento oportuno da cronologia. 

Nessa visita, o Catalau recebeu-nos, e ficou a estabelecer exercícios exóticos vocais e faciais que acabara de aprender, por ter lido o livro de um guru indiano. Foi hilário, mas ao mesmo tempo, o meu lado hippie vibrou com essa loucura que parecia perdida no tempo, em contraste com a fase dura em que estávamos a ingressar.

E tal ocorrido se deu no dia 18 de setembro de 1980. Por que eu gravei essa data? Simplesmente porque fora o aniversário de dez anos da morte do guitarrista norte-americano, Jimi Hendrix, e fora exibido um especial na TV sobre o Jimi Hendrix, no instante em que estávamos ali. 

Por isso, fiquei contente em encontrar o Catalau, ali em fevereiro de 1983, e verificar que a banda dele , o Fickle Pickle estava bem, a tocar de uma forma fixa em um lugar badalado da noite paulistana.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário