quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 114 - Por Luiz Domingues


Uma incursão pelo interior, a prenunciar uma nova fase da turnê, iniciou-se quando em 4 de maio de 1984, apresentamo-nos no bonito Teatro Municipal de Piracicaba / SP, com um bom público formado por mais de trezentas pessoas. Nesse show, recordo-me de um contingente significativo de Rockers na plateia, pois fui abordado nos bastidores do pós-show, com muitos pedidos de autógrafos da parte de pessoas a falar-me sobre A Chave do Sol. Os próximos shows seriam no interior de São Paulo, sob um clima de micro turnê, com três datas seguidas. O primeiro, na cidade de Votuporanga, distante mais de 500 Km de São Paulo, capital. Lembro-me que viajamos na véspera, durante a madrugada, e várias vezes o Jerome teve que chamar a nossa atenção dentro do ônibus, pois tratou-se de uma linha comercial, e incomodávamos os demais passageiros com a nossa, digamos, "expansão desmesurada", durante a viagem, e convenhamos, fora em plena madrugada. Chegamos a Voturopanga / SP, ainda antes do amanhecer, e fomos direto ao hotel, quando dormimos, enfim. 

A programação nesse dia foi bastante flexível e só haveria mesmo o compromisso em realizarmos o soundcheck, no período da tarde, e apenas alguns componentes do Língua de Trapo, iriam participar de uma entrevista na estação de Rádio, local. Seria um festival realizado em um estádio de futebol, com vários artistas locais e da região, e o Língua de Trapo, como Headliner da noite. Sinceramente, não lembro-me sobre ninguém que tenha ficado famoso posteriormente e infelizmente não anotei o nome de tais artistas locais. 

Recordo-me que houve um público formado por aproximadamente mil pessoas, ou seja, foi muito fraco para um estádio de futebol. Muito melhor seria ter sido realizado em um teatro ou salão fechado de um clube, e com porte bem menor. Daí, mil pessoas cairiam muito bem, mas em um estádio, pareceu um amontoado tímido em frente do palco e alguns poucos instalados pelas arquibancadas. Independente disso, fomos bem tratados e o público, em sua maioria bem jovem e universitário, apreciou a proposta satírica da banda, embora alguns incautos de plantão talvez achassem ser o Língua de Trapo uma banda de Rock, oriunda do movimento BR-Rock 80's, em voga na ocasião. Isso ocorreu em 11 de maio de 1984. 

Nossos próximos dois compromissos seriam realizados na cidade de São José do Rio Preto / SP, distante cerca de 80 KM. dali de Votuporanga / SP, ao voltar-se em direção à capital de São Paulo. 

Na viagem de Votuporanga à São José do Rio Preto, tive uma surpresa inesperada e foi bastante inusitada a conversa que tive com o passageiro que sentou-se no banco ao lado, ao fazer com que eu sentisse-me a estar sentado no banco do veterano programa humorístico da TV, a "Praça da Alegria", onde sempre poderia ser possível uma figura estranha sentar-se e propor uma conversa pautada pela bizarrice. Foi assim : como tratara-se de um ônibus comercial, nem sempre dava para ficarmos agrupados e dessa forma, nesse em específico, fora de uma linha que vinha pelo percurso, a parar em outras cidades e portanto, quando chegou em Votuporanga, já continha vários assentos tomados. E sendo assim, ficamos misturados aos passageiros comuns, de uma forma aleatória. Então, procurei pelo meu assento numerado e sentei-me ao lado de um rapaz, que logo que viu-me, com aquele cabelão de Rock Star, perguntou-me se éramos artistas etc e tal. Mesmo por que, havia visto toda a movimentação para embarcarmos instrumentos na rodoviária de Votuporanga, naturalmente. Aí o rapaz falou-me que apreciava música e era um jogador de futebol profissional. Bem, claro que estabelecemos uma conversação agradável, pois como todos sabem, eu acompanho o futebol com bastante interesse e tenho um certo conhecimento dessa matéria.

Ele disse que estava a jogar no Santa Fé do Sul, time homônimo de uma cidade daquela região, que estava na terceira ou quarta divisão estadual naquela ocasião (isso eu não lembro-me mesmo, e quem quiser saber, consulte o Google ou o jornalista esportivo, Paulo Vinicius Coelho, da Fox Sports...). E o rapaz pôs-se a falar como seria dura a vida de um jogador em um time de tal divisão, longe dos holofotes da mídia e do glamour da primeira divisão etc. Falou-me sobre como os estádios e gramados sobretudo, eram ruins nessa divisão; que a pancadaria era uma constante; as arbitragens eram muito ruins (na primeira divisão, não é diferente), e o salário, insignificante.
 



Então, ao inflamar-se, contou-me que estava em fim de carreira e já tinha jogado em clubes de primeira divisão, e também jogara em clubes europeus. Disse-me em ter jogado na Portuguesa de Desportos, e em times como o Murcia e Celta de Vigo, da Espanha, além do Montpellier, da França. Mas apesar de eu ter uma cultura futebolística bem razoável, não o estava a reconhecer, e de fato, pairou no ar, enquanto ele falava, uma dúvida sobre tal conversa, se não seria uma mentira megalomaníaca, e ele apenas fosse um jogador de terceira ou quarta divisão, com essa história de times europeus, ter sido mencionada como uma mera invenção mentirosa, para impressionar-me. Contou-me também que graças a esse status adquirido por essas passagens, estava a perambular por times interioranos em divisões inferiores, nos seus momentos finais de carreira, pois já tinha trinta e quatro anos e não tinha mais mercado para atuar em equipes maiores. E dessa forma, sem alternativa, submetia-se a isso.

Mas, malandragem de boleiro, "enganava" deliberadamente e sempre dava um jeito para forçar um cartão amarelo, para ser suspenso em jogos onde teria que jogar no campo adversário e demandaria cansativas viagens, ou mesmo simular contusões, para ficar no departamento médico, a evitar assim ter que jogar nesses campos mal cuidados e apanhar de zagueiros brucutus. Diverti-me muito ao ouvir essas afirmações absurdas da parte dele, mas claro que essa malandragem existe até na elite do futebol e muitos atletas fazem o mesmo nas grandes equipes, quando são apelidados como : "chinelinhos" pelos torcedores, ao perceber-se a vadiagem nesse tipo de expediente antiprofissional. 
Ao final da conversa, ele parece ter ficado frustrado, mas eu realmente não lembrei-me dele, espontaneamente, mas aí ele descreveu a época onde jogou na Portuguesa, nos anos setenta e que chamava-se : Edu. Não fora famoso como seus contemporâneos : Enéias; Marinho Peres; Basílio; Lorico; Badeco; Tata, Dicá e Wilsinho, mas realmente esteve naquela equipe da Lusa do meio dos anos setenta. Foi essa a minha companhia de viagem, de Votuporanga para São José do Rio Preto, no dia 12 de maio de 1984.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário