segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Escolhas...Construindo a Vida ! - Por Telma Jábali Barretto

Ser ou não Ser. Eis a questão”, ecoando há séculos a frase do escritor.
Lá, mundo e tempo mais tranqüilos, provocavam...hoje, então, nessa diversidade e rapidez do momento que vivemos...a que nos remete ?
"Miles" de solicitações convidam via trabalho, amigos, questões sociais, políticas, filosóficas, científicas e em tempo real.
Quase todo minuto à espera de retorno, uma decisão que nos compete, posicionamento a nos espreitar...
E, entre dúvidas e certezas, construímos nossa estória.
Quase sempre com mais dúvidas que certezas, exatamente..?!....porque os horizontes estão mais largos, mais longínquos emuito, muito mais amplos !
As convivências, e não as virtuais, aumentaram e somos invadidos, quase que coagidos, a dividir e multiplicar num processo de convívio cada vez mais rico também, mais livres para expressar e ser quem queiramos ser... ... ...Opa, opa, epa...?!...
Aí está a tal enunciada questão !!!
Realidade em letras neon multicoloridas piscando, digital ou touch, lembrando da calma, paz necessárias à vida saudável e, é aí mesmo, o convite a não mais aquiescer com aquilo que discordamos que possa tirar aquela tal paz.
O direito à fala a ser exercida da mesma forma que o lembrete do silêncio nos é oferecido.
A omissão/comissão assim como covardia/rebeldia são pratos do todo dia servidos igualmente à escolha do freguês...muitas vezes bem embalados, outras, nem tanto, mas deixando ao seu arbítrio o veredito tão laboriosamente conquistado e igualmente, agora, tão ameaçador.
Buscamos e materializamos esse tempo de ir além do certo/errado onde nos cabe, também agora, a maturidade para exercê-la, como num revelador aprendizado de viver no diverso e múltiplo.
Trabalho inicial em si de ser único, solitário, intransferível, que, embora almejado é mais pleno desafio à espera...
Como impactarão as diferenças ?
Elogiadas/criticadas, satisfação/desconforto, estimuladas/amedrontadas ?
Quais parâmetros nortearão ?

Acontece aqui o mérito/demérito do acerto/erro da certeza/dúvida tão presentes no senso atual de responsabilidade individual passando a ser a bússola a nos guiar !
Quem sabe não seja essa a noção de tempo escasso justificada...

Ah ... ... .... sempre tanto a decidir...
Sumiram estradas precisas, caminhos absolutamente seguros que nos levavam lá ! 

E, que lá ?!...
Plenitude, a ser exercida, em que a escolha é o prêmio dessa forjada liberdade conquistada ! 
Jaya !!!



Telma Jábali Barretto é colunista fixa do Blog Luiz Domingues 2. Engenheira Civil, é também uma experiente astróloga, consultora para harmonização de ambientes e instrutora de Suddha Raja Yoga.
O tema de hoje, "escolhas", alude ao nosso direito sagrado de exercer o livre arbítrio. Ninguém pode interferir em tais escolhas, a não ser...você mesmo !!

3 comentários:

  1. "escolhas", é difícil fazê-las, confesso.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais conscientes, mais responsáveis...não nos permitem mais 'culpar' nada o ninguém. Assumir! Obrigada pela leitura e comentário. Abraço aí menina!!!

    ResponderExcluir
  3. O Blog agradece a participação de M. Eli R. Silveira !

    ResponderExcluir