sábado, 21 de setembro de 2013

Autobiografia na Música - Sala de Aulas - Capítulo 4 - Por Luiz Domingues



Logo começou a aparecer cartas na caixa postal da banda. O efeito da reportagem onde mencionaram as nossas aulas foi intenso. Tanto, que nem preocupamo-nos em produzir outros meios de propaganda, por um bom tempo. 

Passado o choque inicial da primeira aula, comecei a soltar-me mais, ao definir parâmetros, metodologia, e também ao aprender algo muito importante: o caráter informal que nortearia as aulas, cada vez mais, ao torná-las, leves, descontraídas. Além de tornar o ambiente da aula mais agradável para todos, aprendi na base da prática, que isso teria um efeito pedagógico importante.
Isso por que os alunos, inconscientemente, eram treinados na coordenação motora. Enquanto eram distraídos e falavam sobre assuntos os mais diversos, que não tinham nada a ver com o exercício que eu passava-lhes, aprendiam a tocar com independência, desenvoltura, e sem precisar prestar atenção no instrumento. Isso ocorreu meramente ao acaso, pois pelo bem da verdade, eu não fui professor, eu "estive" professor...

Nesse período, estabeleci uma rotina que perdurou até a minha última aula em 1999 : meu período ia de aulas perdurava de terça a sábado. No início de agosto, notei que o sábado seria naturalmente o dia mais concorrido. Foi tradicionalmente preenchido por alunos que trabalhavam e estudavam nos dias úteis, e os dias de semana, por alunos mais jovens que só estudavam, basicamente. Já em agosto de 1987, eu havia instalado o meu ambiente de aulas, definitivamente na casa do vocalista, Beto Cruz, no bairro Jardim Bonfiglioli, zona oeste de São Paulo. Fora mais conveniente, pois ali foi a sede d'A Chave do Sol em seus últimos momentos e assim, todo o equipamento ficava ali. 

Em agosto, eu possuía entre cinco e sete alunos regulares e o Beto, pelo menos, doze. Isso era natural, pois existem tradicionalmente muito mais alunos interessados em aprender guitarra, do que baixo ou bateria. E ele devia ter no início, mais uns quatro ou cinco alunos de canto, para aumentar a sua carga horária. Eu ministrava as minhas aulas na ampla sala de estar, onde ensaiávamos, e o Beto, em um quarto isolado.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário