domingo, 8 de setembro de 2013

Autobiografia na Música - Pitbulls on Crack - Capítulo 4 - Por Luiz Domingues


Mas faço a ressalva que o nome da banda só foi definido cerca de dois meses depois, e não nos primeiros ensaios. Ensaiávamos em num estúdio muito próximo da estação Santa Cruz do Metrô, na Rua Loefgreen, para ser preciso. Era um estúdio montada em uma edícula, construída ao fundo de quintal de um Buffet Infantil. Muitas vezes tivemos que passar no meio de festas infantis, e causar espanto por conta de sermos os quatro, cabeludos e a carregar instrumentos.



Os donos do estúdio eram dois garotos bem jovens e aficionados de psicodelia sessentista, principalmente Mutantes e o Pink Floyd, fase Syd Barrett. Enquanto ensaiávamos, eles costumavam subir ao telhado da edícula, que já era suspensa e bem alta, para promover sessões esfumaçadas, a olhar as estrelas e dispersar o aroma, para não causar suspeitas ao pessoal do buffet infantil.


O New York Dolls, uma banda de Rock visceral, cru, a beirar o mal tocado, mas nem assim, "Punk", como erroneamente é geralmente rotulada 

As primeiras músicas foram ensaiadas, e eu notava que eles imprimiam sempre andamentos acelerados, ao fornecer aquele jeito desconfortável do Punk-Rock. Então, eu amenizava, ao criar linhas mais elaboradas de baixo, e dessa forma, a tirar o ranço punk, e aproximar a banda mais do Rock'n Roll tradicional e do Glitter Rock, que sempre usou como influência clara, o Rock'n Roll cinquentista. Mas não havia restrição alguma. Pelo contrário, os colegas gostavam das minhas criações, e incentivavam-me a prosseguir a sofisticar as linhas.

Nessa primeira leva de músicas ensaiadas logo no começo, lembro-me de uma releitura de "Ticket to Ride", dos Beatles, mas de tão acelerada, ficava descaracterizada. Para quebrar o ranço punk, preenchi com escalas de Rock'n Roll e depois que acostumei-me, parei de estranhar aquela versão...


Definido o nome, produzimos as primeiras fotos promocionais em um domingo de março de 1992; preparamos o primeiro release, e marcamos o primeiro show para o dia 9 de abril de 1992, em uma casa noturna na Rua Augusta em São Paulo, chamada : "Armageddon", e a dividir o palco com outra banda na mesma noite, chamada : "Runa". Um bom público compareceu nesse show debut, cerca de duzentas pessoas. E essa boa receptividade animou-nos.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário