domingo, 22 de setembro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 45 - Por Luiz Domingues

A seguir, todos saiam do palco, e somente ficavam em cena,  Lizoel Costa e João Lucas. Ambos estavam acostumados a satirizar duplas sertanejas, não esses bregalhões da Era pós-governo Collor, mas as duplas de raiz, tipo Tonico & Tinoco, e similares. Então, eles contavam algumas piadas a carregar no sotaque, e com o Lizoel ao violão, e o João Lucas no acordeom, tocavam a música : "Toada da Subcultura". O grande impacto, dava-se quando toda aquela estética caipira era usada para falar sobre política engajada, e assim, tornava-se hilário abordar o tema sob tal estética prosaica. 
Um truque usado toda noite e que funcionava muito bem, fora protagonizado pelo ator, Paulo Elias. Ele saía do camarim pelo jeito que fosse possível em cada local, para não ser visto pela plateia, e a usar roupas comuns, infiltrava-se na plateia, como se fosse um espectador que chegara atrasado. No meio de uma piada contada pelos "caipiras" Lizoel e João, o Paulinho emitia um berro : -"essa piada é velha" ! Imediatamente o João Lucas retrucava ao microfone : -"a sua mãe também é velha, mas não é todo mundo que conhece". O teatro vinha abaixo, sob uma reação esperada por todos nós, e isso seria a deixa para a música começar. Quanto ao Paulinho, ele nem esperava pela resposta do João Lucas, pois sua função no sketch estava cumprida. Dessa forma, voltava imediatamente ao camarim, onde preparava-se para os novos números. 
O número dos dois era muito bom, e arrancava muitas risadas do público. E também era estratégico para dar um respiro para o restante da banda. A música era de autoria do Carlos Melo e do Lizoel Costa. Essa canção, foi uma das raras antigas que foram executadas no show de estreia, realizado no TUCA, em 15 de novembro de 1983.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário