quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 55 - Por Luiz Domingues

Essa temporada no teatro da Fundação Getúlio Vargas, foi com duas semanas, mas nesse ínterim, tivemos um show avulso na terça-feira, dia 29 de novembro de 1983, dentro de uma faculdade em Guarulhos, município da Grande São Paulo. O Língua de Trapo mantinha como base o público universitário e por ser assim, foram muito comuns os shows realizados nesse circuito, geralmente contratados por diretórios acadêmicos. Nesse dia, tocamos para um público eufórico, com cerca de novecentos alunos que aglomeraram-se no auditório, e foi um ótimo show, a não ser por um fato inusitado ocorrido no meio do espetáculo e que acarretaria um desdobramento dramático no camarim, e posteriormente no ônibus que levou-nos dali.
Eu estava recém reinserido na banda e não havia percebido nada errado entre o Laert e o percussionista, Fernando Marconi. O clima parecia bom nos ensaios e nos shows, todos que havíamos cumprido até então. Mas nesse show, quando estávamos a executar o "Samba-enredo da XXX", vi que o Laert aproximou-se dele, que estava a tocar o "surdão de samba", e falou-lhe alguma coisa no ouvido, fora do microfone. Sob uma fração de segundos, o Fernando mudou o seu semblante de uma forma violenta e sob um ato de loucura, atirou sua baqueta na plateia, e saiu furioso do palco. Não sei, nem nunca soube o que aconteceu, pois as informações foram desencontradas da parte de ambos. O show prosseguiu, e eu tenho certeza de que o público não percebeu nada, pois se alguém olhou esse detalhe, naturalmente imaginou ser uma encenação a mais, entre tantas que aquela música proporcionava à todos os membros da banda, incluso o ator, Paulo Elias.

No camarim, contudo, os ânimos acirraram-se e a "turma do deixa disso" tratou por acalmar os ânimos. No ônibus, uma nova discussão aconteceu e o Fernando, furioso e aos berros comunicou que estava a sair da banda. Apenas sei que dali em diante seguimos como um septeto, pois nenhum percussionista novo foi colocado em seu lugar e assim, tivemos que readaptar alguns arranjos, pois o Fernando contribuía bastante com a banda, por ser um excelente músico. A seguir, voltamos para completar a temporada na GV. 
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário