quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 53 - Por Luiz Domingues

Parece utópico hoje em dia, mas após estrearmos no TUCA, e dias depois , realizarmos uma mini temporada no MASP,  não passou nem poucos dias e estávamos em um outro teatro (Teatro da GV - Fundação Getúlio Vargas), para cumprirmos mais uma temporada !
E nesse curto ínterim, de apenas quatro dias, outros fatos aconteceram, a mostrar que o Língua mantinha uma agenda incrível, naquela época. Por exemplo, fizemos o último show no MASP, dia 20 de novembro de 1983, um domingo, mas na terça subsequente, dia 22 de novembro de 1983, estávamos no palco do Teatro Sesc Pompeia para participarmos da gravação do programa "A Fábrica do Som". Eu já havia apresentado-me três vezes com a minha outra banda, A Chave do Sol, nesse programa e assim, foi inevitável que assim que chegasse ao palco, gritos da plateia a chamar pela Chave do Sol, ecoassem, e mais uma vez criasse-se um clima desagradável entre eu e os demais membros do Língua de Trapo. Tocamos, "Xingu Disco"; "Concheta" e "Je Suis Bresillien", esta última, nova do show recém estreado. Foi ao ar no dia 26 de novembro de 1983, mas não assistimos, simplesmente por que estávamos no palco da GV, a realizarmos o soundcheck para o show dessa noite. Nunca assisti uma cópia dessa apresentação, infelizmente. Ao surgir alguma novidade nesse sentido, prontamente acrescento ao material disponibilizado neste Blog.
Três dias depois, 23 de novembro de 1984, quarta-feira, estávamos à noite no Teatro do Centro Cultural São Paulo. O Língua de Trapo participou de uma homenagem ao compositor, Adoniran Barbosa. Foram vários artistas presentes, e cada um interpretou uma canção do velho mestre. Sob um sorteio prévio, coube ao Língua de Trapo, interpretar a canção : "As Mariposa" (sic). O Laert propôs que empreendêssemos uma apresentação singela, a entrar no palco e cantá-la à capela. Dessa forma, como tínhamos mesmo, pouco tempo para ensaiar, foi providencial esse arranjo apenas vocal.
Lembro-me em dividirmos o camarim com artistas como Tom Zé; Renato Teixeira; Celso Viáfora; Os Dêmonios da Garoa; Anna de Holanda (sim, a ex-ministra da cultura), Eduardo Gudim e outros. O Língua de Trapo entrou em cena a cantar desde a coxia, e depois já no palco, sentamo-nos em torno de uma mesa e a tamborilar nela, quando fingimos estarmos em um botequim a cantar a música do Adoniran. Funcionou, pois o público curtiu essa simulação de malandragem boêmia. No dia seguinte, 24 de novembro, quinta-feira, estávamos em outra gravação de um programa de TV. Foi um programa da TV Manchete, onde chegamos a tocar cinco ou seis músicas ao vivo. Era gravado no pátio da faculdade de música, Santa Marcelina. Lembro-me de nesta tarde de gravações, estar presente também o grupo Rumo, de Luiz Tatit e Ná Ozetti. Desconheço que isso tenha sido gravado por algum abnegado colecionador no videocassete. Se alguém gravou, certamente não disponibilizou no You Tube, pois nunca vi tal material postado.
Um raro recorte de jornal que possuo em meu portfólio, dessa segunda passagem minha, pela banda. Neste caso, a falar sobre o novo show, estreia no Tuca e continuação da turnê, pelo Masp. De novembro de 1983. Sou o sexto, da esquerda para a direita, entre o tecladista, João Lucas, e o percussionista, Fernando Marconi.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário