sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos ( Leandro ) - Capítulo 23 - Por Luiz Domingues

Então, no início de setembro de 1980, o Leandro agendou sessões de gravação em um estúdio no centro de São Paulo, chamado "Gravodisc".Tratava-se de um estúdio razoavelmente bem equipado, mas com um aspecto bem carcomido, decadente.Tratava-se de um estúdio cuja clientela base era formada por artistas brega, do elenco de gravadoras como Copacabana; Chantecler, RGE etc.E os técnicos, acostumados a lidar com essa sonoridade e todos os seus maneirismos típicos de música de baixa qualidade, e sem apuro técnico algum. Dessa forma, sem um produtor e completamente inexperiente, o Leandro já pecou por marcar gravações em um estúdio desse porte.
A toque de caixa, o disco não teve pré-produção alguma. O objetivo seria gravar várias faixas no mesmo dia, com músicos diferentes, e sob uma equalização linear (flat) e com a gravação a ser realizada ao vivo e pasmem, sem grandes preocupações com os inevitáveis vazamentos. Separado por biombos de madeira almofadados, essa foi a insípida medida para coibir vazamentos. E na base da imprudência,total, o Leandro mostrava-se nervoso, por ver seu dinheiro a ser devorado pelo relógio do estúdio, pressionava cada time de músicos em cada faixa, a gravar no máximo em três tomadas.

Quando grava-se ao vivo, cada pequeno erro que cada músico comete, faz com que tudo seja regravado do início.
Hoje em dia eu gravo em tomada única, sem olhar para o instrumento e raramente erro, mesmo em linhas difíceis.Nos discos da Patrulha e do Pedra, principalmente, eu conto nos dedos de uma mão as emendas que fiz, mas naquela época, 1980, além de eu ser um músico tecnicamente ainda em formação, eu era muito inexperiente. Fora gravações caseiras e demo tapes pobres, foi a primeira vez em que eu estava a gravar em um estúdio profissional.Aquilo por si só já foi intimidador, mas houve a agravante de ter que gravar rápido e sem entender nada da dinâmica de gravação, monitor etc. Isso sem contar o fato do estúdio estar lotado por músicos experientes, o que deixou-me inseguro. Mesmo por ser uma gravação bem relapsa (hoje em dia, eu tenho essa consciência), eu estive tímido, ali.




Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário