domingo, 6 de janeiro de 2013

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Leandro) - Capítulo 21 - Por Luiz Domingues


Em maio de 1980, o guitarrista Lizoel Costa convidou-me para mais um trabalho paralelo. Diferente da zorra que foi a mini-temporada com o Zuraio, desta vez o objetivo seria acompanharmos um cantor de MPB, que queria apresentar-se ao vivo pela noite paulistana, e planejava gravar um LP solo, ao final do ano.



Claro que aceitei, e imediatamente foram marcados ensaios na residência do Lizoel, localizada no Jardim Bonfiglioli, próximo ao bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo.


O cantor chamava-se, Leandro, e tratava-se de um ex-bancário que sonhava ser artista. Sob um ato de loucura ou arrojo, como queira o leitor, pediu as contas no banco onde trabalhava, e com essa boa reserva que recebeu, estava disposto a bancar um LP independente, e assim lançar-se no mercado. 

Abro um parêntese para explicar ao leitor que gravar um disco independente em 1980, era uma completa loucura. 
As gravadoras dominavam de tal forma o mercado, que no imaginário popular, só era considerado "artista", quem tivesse contrato com uma gravadora. Todos os demais a militar na música, eram menosprezados, como "amadores".
E logo que começou a onda de artistas rebelados, a empenhar-se para lançar seus discos independentes, uma série de boatos correu, a dar conta de que as gravadoras tomariam "providências jurídicas" para barrar os lançamentos independentes (como assim ?)

De volta a falar sobre o Leandro, o repertório inicial ensaiado foi uma mescla de covers da MPB, e canções que provavelmente seriam lançadas no seu futuro LP.


Ele era municiado por uma série de jovens compositores, incluso, Guca Domênico e Carlos Mello (Castelo), compositores do Língua de Trapo (que vivia seus momentos embrionários, ainda), além de Sérgio Gama, futuro guitarrista do Língua, também. Ensaiamos durante um mês, aproximadamente, e enfim o Leandro anunciou um show sob o caráter de um teste, a ser realizado em num bar chamado, "Uma Janela para o Céu", que ficava localizado no bairro da Bela Vista, o popular Bexiga, próximo ao centro de São Paulo. O objetivo seria tocar um repertório curto, por 45 minutos, apenas, para a avaliação do dono da casa, a mesclar-se covers de MPB, com algumas canções inéditas. E assim fomos tocar...
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário