segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Autobiografia na Música - Língua de Trapo - Capítulo 13 - Por Luiz Domingues

Mas esses sinais de que o Língua estava ascendendo, só foram tomar grande proporção mesmo, no ano de 1982, quando a ditadura militar começou a afrouxar, e permitiu a primeira eleição de governadores, após muitos anos de nomeações de governadores biônicos, verdadeiros fantoches dos militares. Com isso, o Língua que estava forte no circuito de shows universitários, teve o seu grande impulso, quando tocou em inúmeros comícios do PT, apoiando o sindicalista Luis Ignácio "Lula" da Silva, ao governo do estado de São Paulo. Chegaram a tocar para públicos gigantescos e aliado a isso, haviam enturmado-se com o pessoal daquela cena conhecida como "Vanguarda Paulista". Estavam contratados pelo selo Lira Paulistana, e lançaram o primeiro LP, que foi um estouro de crítica e vendas. Lógico que eu enchia-me de orgulho por ver meus amigos subindo como um rojão, e é natural que eu sentisse que deveria estar junto, mas por outro lado, em 1982, minha animação era tão grande com a formação da "A Chave do Sol", que isso amortizava em muito esse sentimento, não de arrependimento, mas de uma certa frustração por não estar mais na banda. Mas esses sinais de que o Língua estava ascendendo, só foram tomar grande proporção mesmo, no ano de 1982, quando a ditadura militar começou a afrouxar, e permitiu a primeira eleição de governadores, após muitos anos de nomeações de governadores biônicos, verdadeiros fantoches dos militares. Com isso, o Língua que estava forte no circuito de shows universitários, teve o seu grande impulso, quando tocou em inúmeros comícios do PT, apoiando o sindicalista Luis Ignácio "Lula" da Silva, ao governo do estado de São Paulo.

Lembro-me de ter ido a um ensaio na casa dos irmãos Luiz e João Lucas, para assistir um ensaio deles em 1982. Curiosamente, eles moravam na Rua Gomes de Carvalho, na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo e digo curioso, porque morei anos numa rua paralela próxima (na Rua Quatá, entre o final de 1967, e início de 1971), e estudei a vida toda, praticamente, no colégio estadual do bairro, onde nessa mesma rua, Gomes de Carvalho, conheci o Laert, seis anos antes (1976), época do início de nossa primeira banda, o Boca do Céu...
Nesse ensaio do Língua em que compareci como convidado, Pituco Freitas; Lizoel Costa; Guca Domenico e Laert Sarrumor, membros do "meu tempo" (o Fernando Marconi, percussionista, também), contaram-me animadamente muitas novidades ótimas sobre a banda. Fiquei muito contente com as novas. Eram muito animadoras, mesmo.
E cheguei a tocar um pouco, usando o baixo do Luiz Lucas, um exótico Gibson Les Paul. Luiz e João, os irmãos, haviam tocado muitos anos acompanhando Ronnie Von e tinham histórias para contar.
 
Continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário