domingo, 23 de dezembro de 2012

Autobiografia na Música - Trabalhos Avulsos (Zuraio) - Capítulo 17 - Por Luiz Domingues

Bem, se o leitor achou a história anterior que relatei (da Cínthia), engraçada, que aperte o cinto na cadeira, porque a que contarei a seguir, é muito melhor...
                                  O guitarrista, Lizoel Costa 

Logo que conheci o guitarrista, Lizoel Costa, na Faculdade Cásper Líbero, nos primeiros meses de 1980, ele falou-me que realizava diversos trabalhos musicais para sobreviver, e assim perguntou-me se eu aceitaria fazê-los também, se ele precisasse de um baixista. Por viver uma difícil fase familiar, com meu pai a pressionar-me a largar a música, e tomar um rumo tradicional na vida, eu disse-lhe que sim, estava disposto a aceitar tais trabalhos. Ele alertou-me sobre a possibilidade desses trabalhos serem exóticos e / ou até desagradáveis. Poderia ser acompanhar cantores brega; tocar em espetáculos circenses; bailes; enfim, qualquer coisa.


Nesse momento, eu estava com o Terra no Asfalto a começar a rachar em sua primeira fase de existência (essa conversa com o Lizoel aconteceu mais ou menos em março de 1980), e o pré-Língua de Trapo a receber oportunidades (mas ainda longe por firmar-se e gerar sustentabilidade), então, aceitei de pronto a oferta, e fiquei a esperar um chamado dele para qualquer coisa que aparecesse.

Foi então que ele convidou-me para fazer parte de uma banda, um trio na verdade, que tocaria a acompanhar um cantor (de fato, um imitador / humorista), durante uma série de shows a ser realizados durante um desfile de moda.

Claro que aceitei, ainda mais por saber que seriam shows matutinos e sob um ambiente fino; com garotas bonitas a desfilar e um público educado, visto que o Lizoel havia assustado-me com aquela história sobre "shows exóticos" ! Mas se por um lado, essa série de shows renderia um cachet fixo (e bom), e de fato seriam realizados sob um ambiente de bom nível, o exotismo ficaria por conta do cantor que acompanharíamos. O nome do sujeito era "Zuraio" e ele era um ... travesti...

O show desse artista performático, chamava-se, "Desabafo", e consistia de uma série de imitações de cantoras da MPB.
Ele usava um biombo no próprio palco, e enquanto tocávamos, trocava de figurino e perucas, para transformar-se em Elis Regina; Maria Bethânia; Gal Costa, Alcione etc. Foram seis shows, realizados entre 20 e 30 de maio de 1980.



Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário