Após o show ao ar livre, realizado na Estação São
Bento do Metrô, e por termos definido um nome para a banda, partimos para um
projeto novo que daria novo impulso à nossa trajetória : a gravação de uma fita demo, não
para levar em gravadoras, e pleitear assim uma suposta contratação, mas para vender de mão em mão nos shows, e assim obter lucro, e ao mesmo tempo, tratar em espalhar o trabalho de uma forma mais
abrangente. Além do mais, como nesses primeiros tempos raramente tocávamos com
equipamento minimamente profissional, o grande trunfo de nosso trabalho estava por ser mal
explorado, isto é, as letras sob forte apelo satírico; a conter duplo sentido em alguns casos e com uma
dose generosa de sarcasmo etc.
Dessa forma, sentíamo-nos frustrados com essa
deficiência técnica que prejudicava o entendimento de nosso trabalho, e a ideia
em obter o material gravado, seria uma solução e tanto. E outro aspecto interessante e inerente à
época, deu-se com o fato de que ninguém sonhava em lançar um disco independente
naquele momento. Ou você era contratado de uma gravadora, ou era considerado um
artista "amador".
Naquele ano de 1980, havia apenas dois discos
lançados no mercado sob forma independente (o do tecladista, Antonio Adolfo,
"Feito em Casa", que fora lançado em 1977, e o da Patrulha do Espaço,
em 1980, mesmo) e assim, seus respectivos lançamentos geraram grande polêmica,
pois até ameaça de processo sofreram, sob a estapafúrdia alegação de que
"violavam os direitos exclusivos da áudio difusão da indústria
fonográfica"...
Equivaleria dizer em 1888, que os escravos
violavam o direito dos fazendeiros explorar suas terras sem o ônus de ter
que pagar salários aos trabalhadores, a tornar a libertação, um ato
antieconômico...
Então, gravamos entre os meses de outubro e
novembro de 1980, no estúdio de ensaio da banda, "Cia. Ilimitada", que
atuava na noite, a tocar covers. Esse estúdio cresceu, e tornou-se propriedade
do tecladista, De Boni, que tocou com “O Terço” nos anos 1990, e que tocava no
Cia. Iltda., naquela época. Foram gravadas dezoito músicas, sob um plano de gravação ao
vivo, com pequenos overdubs, apenas. Foi uma demo sem nenhum requinte, mas que
serviu aos propósitos, e coube no modesto bolso da banda naquela ocasião. Feito isso, pensamos
em uma embalagem criativa, barata, e batizamos essa fita com o nome: "Sutil Como
um Cassetete".
Continua...
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