sexta-feira, 20 de abril de 2012

Novo Site da Patrulha do Espaço - Por Luiz Carlos "Barata" Cichetto

O conjunto foi criado em 1977 por Arnaldo Baptista (ex-Mutantes), juntamente com o baterista Rolando Castello Júnior (que já havia tocado com o Made in Brazil e com o Aeroblus, da Argentina), o baixista Oswaldo "Kokinho" Gennari e o guitarrista irlandês John Flavin (ex-Secos & Molhados). Patrulha do Espaço, (...) estreou no 1° Concerto Latino Americano de Rock, no Ginásio Ibirapuera em São Paulo, em setembro de 1977, tornando-se uma das principais expressões do Rock paulistano e brasileiro das últimas décadas."

O texto acima é a parte inicial do verbete da Wikipédia sobre a Patrulha do Espaço, banda que há trinta e cinco anos entre decolagens, pousos forçados e aterrissagens em terrenos inóspitos, sempre primou pela qualidade de suas músicas e sempre fez questão de ser fiel ao "Sonho eterno de Rock'n' Roll", conforme uma de suas próprias músicas. E essa fidelidade ao Rock, ao menos numa terra sem uma base cultural-musical de qualidade, custa caro.

Resultado: o Rock no Brasil perdeu essência, qualidade e principalmente o rumo. Poucos exemplos de bandas que realmente tocam Rock. Alguns retornos de "velhos estandartes" e alguns poucos que insistem, persistem e resistem. E entre esses que são "a resistência do movimento, matando dez leões a cada dia", está a banda comandada Rolando Castello Júnior.
 E desde o tal Concerto Latino Americano de Rock que acompanho o trabalho da banda, tendo presenciado apresentações inesquecíveis, como no Ginásio do Palmeiras, ainda com Arnaldo, a inesquecível apresentação no SESC Vila Nova, com a participação do lendário Manito numa canja ensandecida que culminou com o guitarrista Dudu Chermont espatifando à la Pete Towshend, uma SG azul no palco.

 Depois disso, a apresentação na Equipe Tarkus, sobre o qual já comentei à exaustão. Fora esses, a abertura para o Van Halen e uma infinidade de outros shows aos quais compareci, sempre procurando acompanhar de perto a carreira dessa banda, que a mim sempre soou autêntica e forte e que, mesmo com suas oscilações de altitude, de volume e frequência, sempre foi fiel aos mais profundos princípios essenciais do Rock'n' Roll.
Num determinado momento de 2001, se a memória não falha, passei a ter contato com o Capitão-Maestro da Patrulha do Espaço, à guisa de construir um website para a banda. Naquele momento o site não saiu, mas veio um convite para acompanhá-los em turnês.

Foi uma época magnífica, de muito aprendizado sobre o mundo do "show business" e, principalmente sobre as dificuldades de se tocar Rock no Brasil. Uma época de muita adrenalina, muitas discussões ao calor dos espetáculos, mas de profundo enriquecimento humano e cultural. Essa fase durou cerca de três anos, mas mesmo depois continuei a ter contato com Rolando, embora nós dois, portadores de fortes personalidades, estejamos sempre nos estranhando... Mas o mais importante é que, desses "estranhamentos", típicos de pessoas que pensam e reagem, sobrou uma amizade difícil de encontrar no tão falso mundo da música e, principalmente, mundo do Rock.

No final de 2011, Rolando comentou sobre o novo disco, sobre a necessidade de ter um bom site. Aceitei de pronto o convite (pois amigos não pedem, convidam) e comecei a trabalhar no site. Muito trabalho, mas um desejo de colocar ali, além do básico que qualquer profissional da área colocaria, a emoção de estar, de alguma forma não apenas contribuindo para um trabalho no qual eu acredito sinceramente, mas de fazer uma homenagem a todos aqueles que acreditaram e ainda acreditam no "Sonho Eterno de Rock'n' Roll"... Mesmo que "Dormindo Em Cama de Pregos"... Ladies and Gentlemen:

www.patrulhadoespaco.com.br  

Luiz Carlos "Barata" Cichetto é poeta, escritor, webdesigner, editor artesanal, Blogguer, radialista e ativista cultural.

www.abarata.com.br
www.baratacichetto.blogspot.com
www.kfkwebradio.com.br

Luiz Carlos "Barata" Cichetto é poeta, escritor, webdesigner, editor artesanal de livros e revistas e mantém o site cultural: "A Barata". Acompanha o Rock com vivo interesse desde 1970, tendo uma ligação afetiva com a Patrulha do Espaço há muitos anos. Esta foi uma gentil colaboração de sua parte para com o Blog Luiz Domingues 2.

4 comentários:

  1. Obrigado, "Velho Brother Rock'n'Roll", Luiz Domingues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Luiz !

      Aguardo novas participações colaborativas !!

      Excluir
  2. Sou muito fã do trabalho do Arnaldo e do Patrulha do Espaço. Aliás, a música Riff Matador é ótima!
    Abraço querido amigo Luiz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, que legal que você curtiu o texto e é admiradora declarada do trabalho da Patrulha do Espaço!!

      Nessa banda, tenho também minha parcela de colaboração, com quase seis anos de estrada e cinco álbuns. Nesse último que lançaram, tem uma faixa do meu tempo, como bonus track.

      Obrigado querida amiga !!

      E aguardo sua colaboração como colunista em meu Blog 2.

      Excluir